“Alimente a Esperança – ajude o Haiti”, este é o nome da campanha lançada pela Arquidiocese de Maringá (PR), a fim de arrecadar alimentos para este país, que foi devastado em 2010 por um terremoto e ainda vive as consequências deste fato. A campanha é realizada por meio da ARAS/Cáritas de Maringá e segue até o dia 19 de julho.

Segundo o vídeo promocional da campanha, há o objetivo “de fazer com que a fé cristã se transforme em gesto concreto na construção da paz e do bem”. Todas as Paróquias e comunidades da Arquidiocese estão convidadas a participar. Nestes locais, foram montados pontos de coleta, onde a população pode doar alimentos não perecíveis, como arroz, farinha de trigo, fubá, feijão e leite em pó.

Toda arrecadação será destinada à Missão Brasil/Haiti, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que há quatro anos está presente no Haiti.

O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, ressalta a importância de contribuir com o país centro-americano e convida todos a colaborar. “Nossa motivação é a fome. É ajudar a diminuir a miséria que atinge aquele país”, declara.

A Arquidiocese também se faz presente no Haiti através de um dos frades em missão na Casa São Francisco. Natural de Maringá, Leonardo Lamberti Obici foi ordenado sacerdote pela arquidiocese e assumiu o nome religioso de Frei Afonso ao professar os votos e se tornar um franciscano na Providência.

Formado em odontologia, Frei Afonso diz que estar no Haiti é vivenciar dois sentimentos. Para ele, o povo haitiano é parecido com o brasileiro, por sua alegria e acolhida. Por outro lado, diz ser triste ver que há no entorno “pessoas que morrem de fome, que não têm acesso à saúde, saneamento básico, educação”. “Nosso sonho é ampliar ainda mais nosso atendimento gratuito, dando cada vez mais esperança ao povo haitiano”, declara.

No Haiti, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus realiza cerca de 650 atendimentos gratuitos por dia. Mais de 700 crianças são alimentadas diariamente com um pão e um copo de leite ou suco. Além disso, uma padaria foi instalada na Casa e inicialmente produzia cerca de 500 pães. Atualmente, são produzidos mais de 8 mil pães e ainda gera renda para as famílias haitianas, envolvendo 18 mulheres.

A unidade mantém um ambulatório médico com clínica geral, pediatria e farmácia, realiza acompanhamento às gestantes, visitas domiciliares, vacinação, centro de nutrição infantil, além da entrega de alimentos e suplementos alimentares. Recentemente, deu início ao projeto de tratamento odontológico.

Doações em dinheiro podem ser feitas pelo Banco Itaú, agência 3344, conta 15.302-2.