A agência vaticano Fides informou que “os católicos chineses ficaram comovidos com as palavras de quem se fez excelente ‘intérprete’ de seus sentimentos, o Santo Padre Bento XVI, e reafirmam sua imensa gratidão e sua fidelidade ao Sucessor do Pedro, comprometendo-se na missão da evangelização na China, para fazer-se verdadeiramente dignos das palavras do Papa”.
no domingo 26 de outubro, na Missa que presidiu para enclausurar o Sínodo dos Bispos, o Papa recordou especialmente aos bispos da China continental, que não puderam viajar a Roma e pediu a Deus “que lhes dê alegria, força e zelo apostólico para guiar com sabedoria e clarividência à comunidade católica que está na China, tão querida por todos nós”.
A agência Fides recolheu alguns testemunhos da comunidade católica chinesa. “Estamos felizes e entusiasmados. Fica claro mais uma vez que estamos em comunhão com o Santo Padre e com a Igreja Universal. Não obstante os limites objetivos causados por motivos não religiosos e pela distância física e geográfica, estamos cada vez mais unidos a Roma, logo depois da Carta que nos dirigiu o Papa no ano passado, assim como da Jornada de Oração pela Igreja na China, logo do Sínodo... É uma realidade que ninguém pode negar”, indicou uma fonte a Fides.
A agência também destacou o testemunho de um sacerdote: “Admiro a prudência e a sabedoria do Santo Padre. Com estas frases o Papa disse tudo. Embora não se pode esquecer que há uma situação crítica ou delicada, o que fica é sobre tudo a esperança. O Papa nos alenta, nos dá a força de levar adiante nossa missão de anunciar a Cristo à sociedade chinesa”.
Finalmente, citou a um acadêmico chinês. “As palavras do Papa Bento XVI são impecáveis. pronunciou palavras que encaram a realidade com uma sabedoria que coincide plenamente com a mentalidade chinesa”, precisou.