O Patriarca Ecumênico Bartolomeu I enviou uma emotiva carta ao Papa Francisco com ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo, na que expressou seu desejo de seguir caminhando rumo à unidade dos cristãos e afirmou que reza a Deus para que o Pontífice possa "continuar sua valiosa liderança e serviço ao mundo moderno".

“Como um prezado tesouro, ainda conservamos em nossos corações a lembrança de nossas recentes reuniões pessoais em Jerusalém e em Roma, que renovaram e selaram ulteriormente nossos laços fraternais, confirmando além nossa vontade comum de continuar a viagem para nossa plena união e comunhão, querida pelo Senhor", expressou Bartolomeu I na carta que a delegação oficial do Patriarcado entregou a Francisco no domingo passado.

Desta maneira, o Patriarca se referiu ao abraço ecumênico com o Papa Francisco na Basílica do Cenáculo durante a visita do Pontífice a Jerusalém em maio deste ano e que rememorou o encontro de Paulo VI e Atenágoras 50 anos atrás, cujas "iniciativas audazes abriram o período de aproximação e reconciliação para nossas Igrejas".

Na carta, Bartolomeu I também recordou a iniciativa de chamada à paz promovida por Francisco no Vaticano no dia 8 de junho e que reuniu em uma ocasião histórica os presidentes de Israel, Shimon Peres; e da Palestina, Mahmoud Abbas.

O Patriarca de Constantinopla, que também participou deste encontro recordou a importância de trabalhar juntos para dar prioridade à "paz na região do Oriente Médio lacerada por conflitos". Foi um encontro "profundo e pessoalmente comovedor" que enviou uma mensagem de paz "da qual o mundo contemporâneo está extremamente sedento".