Os representantes das 165 cáritas nacionais se reunirão em Roma (Itália), entre os dias 22 e 27 de maio para celebrar a 19ª Assembléia Geral da Cáritas Internacional, onde serão escolhidas as novas autoridades para os próximos quatro anos.

O Presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, reiterou a vocação da instituição de lutar contra o "sofrimento humano em um mundo injusto", seguindo os ensinamentos de Cristo.

"Na segunda década do século XXI confrontamos uma série de desafios (…). A fome está aumentando, o número de emergências humanitárias cresce e a mudança climática ocasionará mais danos", assinalou.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga disse que ao cumprir 60 anos de fundada, a Cáritas "tem uma visão de nosso mundo similar ao de uma família, na que ninguém morre por causa da pobreza e a injustiça. Por este motivo, durante os próximos anos lutarão por fazer realidade esta visão".

No evento também estarão presentes o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; o Presidente do Conselho Pontifício "Cor Unum", Cardeal Robert Sarah; o Presidente do Conselho Pontifício "Justiça e Paz", Peter Turkson; o pregador da Casa Pontifícia, Pe. Raniero Cantalamessa, entre outros.

Informou-se no dia 27 de maio que os delegados serão recebidos em audiência pelo Papa Bento XVI.