O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, presidiu hoje na praça do Oriente de Madri a Missa de envio da Missão Jovem, ocasião que aproveitou para advertir da "muita a escuridão espiritual que cobre o horizonte intelectual, cultural e humano no que se movem nossos jovens na atual sociedade madrilena".

A Eucaristia, concelebrada pelos Bispos de Getafe e Alcalá, e pelos três Bispos Auxiliares de Madri e o Auxiliar de Getafe, além de 50 sacerdotes, reuniu umas seis mil pessoas, segundo estimativas da arquidiocese de Madri.

"Doem-nos os jovens desta grande comunidade humana, por tantos conceitos admirável e dinâmica que é Madri, mas, por tantos outros, dura, difícil e complexa para que seus jovens possam ser capazes de poder endireitar a vida conhecendo qual é e no que consiste seu sentido, onde se encontra sua meta e em que direção terá que caminhar para alcançá-la", afirmou o Cardeal.

Em sua homilia, o Cardeal disse "constatar com freqüência" como "muitos desses jovens, mais ainda, não poucos dos que cultivam a vida de nossas comunidades paroquiais e de nossos colégios católicos, padecem essa situação de dúvida e vacilação que angustiava ao apóstolo Tomé e que lhe movia a justificar-se com Jesus, lhe perguntando: 'Senhor, não sabemos aonde vai, como poderemos saber o caminho?'".

"A luz somente virá de Cristo"

Assim, chamou a atenção sobre "esta Madri de começos do Terceiro Milênio cosmopolita e aberto a todas as influências ideológicas, aos estilos de vida mais diversos, fascinado por concepções morais e religiosas as mais contraditórias e, muitas vezes, as mais vazias e absurdas".

Neste sentido, o Cardeal Rouco advertiu como os jovens "ouvem propostas e programas para a configuração juvenil de suas pessoas e para a edificação de um futuro, enganosamente feliz, nas quais a ausência de Deus, quando não sua negação, resulta clamorosa", o que lhe levou a sublinhar que "a luz que dissipe todas as trevas da inteligência, da vontade e do coração, essas trevas que fazem impossível o exercício nobre, verdadeiro e fecundo da liberdade, somente virá de Cristo".

Dirigindo-se aos jovens missionários, o Arcebispo de Madri destacou sua "ação e compromisso excepcional" para "dar testemunho de sua fé e de sua experiência cristã nos atos da missão que terão lugar dentro e fora de nossas igrejas, nos centros educativos onde estudam, formam sua personalidade e se desenvolvem profissionalmente, e também naqueles outros onde se curam de seus males físicos ou espirituais, e até na própria rua".

Por último, o Cardeal animou a "ir com confiança ao encontro de Jesus". "E, como os novos santos, não tenham medo de falar Dele! Pois Cristo é a resposta verdadeira a todas as perguntas sobre o homem e sobre seu destino. É preciso que vocês jovens se convertam em apóstolos de seus coetâneos. Sei muito bem que isto não é fácil", concluiu.