O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o Cardeal italiano Gianfranco Ravasi, ressaltou a importância do "silêncio interior", alentando a liberar-se dos ruídos que "multiplicam-se, sobretudo nestes dias", durante a primeira pregação dos exercícios espirituais que o Papa Bento XVI e os seus colaboradores da Cúria Romana estão fazendo nesta semana.

O Cardeal Ravasi é o pregador dos exercícios de Quaresma deste ano, que se celebram na capela do Palácio Apostólico, dedicada à Virgem com a exposição eucarística e as segundas vésperas do primeiro domingo de Quaresma, e vão aprofundar sobre o tema "O rosto de Deus e o rosto do homem na oração".

"Estes momentos de exercícios são como liberar a alma do pó das coisas materiais, também da lama do pecado, da areia do banal, das urtigas dos falatórios que, sobretudo, nestes dias, ocupam sem cessar nossos ouvidos", advertiu.

Além disso, o Cardeal Ravasi indicou que "rezar é respirar, porque a oração é como o ar para a vida" e apontou que rezar "é pensar, é conhecer Deus, como fazia Maria que custodiava os eventos em seu coração".

Igualmente, assinalou que é também "lutar com Deus, sobretudo quando estamos na aridez, na escuridão da vida, quando elevamos ao céu o clamor desesperado, que pode parecer blasfemo". Por último, assinalou que "rezar é amar, poder abraçar a Deus e a oração é algo assim como o olhar silencioso entre dois apaixonados".

Nesta linha, o Cardeal Ravasi, citando a Pascal, remarcou que "na fé, assim como no amor, os silêncios são mais eloquentes que as palavras". "Dois apaixonados, quando acabam todo o repertório de lugares comuns de seu amor, se estiverem verdadeiramente apaixonados, olham-se aos olhos e calam", explicou.

Os exercícios espirituais acontecerão até a manhã do próximo sábado 23 de fevereiro, como é habitual, por isso a próxima quarta-feira não haverá audiência nem nenhuma outra atividade.

Depois do término dos exercícios espirituais, no mesmo sábado 23, o Papa Bento XVI receberá ao final da manhã em audiência privada ao presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

Do mesmo modo, no domingo 24 de fevereiro o Pontífice rezará o último Ângelus com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro e na quarta-feira 27 de fevereiro fará sua última audiência geral, que se realizará na Praça de São Pedro. Este evento será o último público do pontificado de Bento XVI.