O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, lamentou recentemente o ressurgimento do populismo no mundo e alertou sobre o perigo causado pela “incapacidade de acolher e integrar”.

Depois de se reunir em 14 de fevereiro com o presidente italiano Sergio Mattarella, com o Primeiro-Ministro Paolo Gentiloni e outras autoridades italianas na embaixada da Itália ante a Santa Sé, para comemorar a assinatura dos Pactos Lateranenses, o Cardeal Parolin advertiu que se fechar em si mesmo “nunca é uma boa política”.

Citado pela Rádio Vaticano, o Purpurado assinalou que “a incapacidade de acolher e integrar pode ser perigosa. A história nos ensina isso e, nesse sentido, esperamos que não se repita”.

O Secretário de Estado do Vaticano incentivou a ser “relançado” o projeto europeu, tendo em vista os 60 anos do Tratado de Roma, em 1957, a partir do qual foi criada a Comunidade Econômica Europeia, que por sua parte precedeu a criação da União Europeia.

”Naturalmente há muitas tensões, muitas dificuldades, mas também são capazes de se converter, ou seja, um ‘kairós’ – um momento oportuno – para reestabelecer a relação política sobre uma nova base”, assinalou.

Confira também: