O Arcebispo de Valência (Espanha), Cardeal Antonio Cañizares, presidiu a Via Sacra diocesana pelas ruas do centro histórico da cidade; no final da procissão pediu orações especiais para “apresentar a Cristo Crucificado os crucificados da nossa época, com os quais Ele se identifica”.

O Cardeal explicou que a Semana Santa comemora as “horas mais decisivas da história” e que “nenhuma morte influenciou mais na Humanidade como a de Jesus”. “No silêncio da cruz, Jesus nos diz isso tudo, revela-nos o segredo de Deus, que é um amor infinito que se entrega todo por nós para que tenhamos vida plena e eterna, e que é redenção e salvação para todos os homens”, acrescentou.

Conforme informou a agência AVAN, o Arcebispo disse “a notícia da morte de Jesus Cristo, pelo suplício espantoso e infamante da crucificação com todo seu escândalo e absurdo, não só se estendeu por toda parte, mas também se converteu, no centro da mensagem cristã de salvação universal”. Assim, “o despojamento e o abaixamento do Filho é o amor apaixonado de Deus pelo homem caído”.

Entretanto, assinalou, “A morte e o sepulcro não têm a última palavra, mas quem tem a última palavra é Deus que o ressuscita dentre os mortos”, e por isso “Cristo crucificado é a garantia de nossa esperança” e convidou a “apresentar a Cristo crucificado todos os crucificados da nossa época, com os quais Ele se identifica, e ver, realmente, o amor com o qual Deus ama os homens”.