Com motivo de celebrar o Dia do Migrante e recordar a missão cristã de acolher o migrante como um irmão, neste domingo, 3 de setembro, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz presidirá uma Eucaristia ao meio dia na Paróquia Italiana.

O dia do Migrante foi instituído pelo Papa Bento XV em 1914. Cada Conferência Episcopal do mundo escolhe o dia apropriado para recordar aos migrantes e a suas famílias. A maioria dos países da América Latina escolheu o mês de setembro para celebrar este dia associando-o ao mês da Bíblia.

A respeito, o Bispo de Melipilla e Presidente do Instituto Católico Chileno de Migração, Dom Enrique Troncoso, lembrou que “os migrantes são nossos irmãos, e isso é suficiente para amá-los e ajudá-los, em vez de criticá-los ou desconfiar deles".

"O problema da violência contra as mulheres migrantes é de suma importância. As assessoras do lar, com sua dupla marginalização como mulheres e pessoas que imigram, podem encontrar-se facilmente em uma situação de vulnerabilidade à violência e aos abusos, tanto no âmbito doméstico como no trabalhista", acrescentou o Prelado.

Atualmente são mais de 800 mil os chilenos que se viram obrigados a migrar a outros países. Estima-se que no mundo, no ano de 2050 haverá 230 milhões de migrantes.