Esta tarde (hora local), os bispos do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) reunidos na capital da Albania, reelegeram o Cardeal Peter Erdo, Arcebispo de Esztergom-Budapest (Hungria) como presidente desta instituição para os próximos cinco anos (2011-2016).

Conforme informa a nota de imprensa do CCEE enviada ao grupo ACI, para os cargos de vice-presidentes foram escolhidos o Arcebispo de Gênova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco; e o Arcebispo de Przemysl e Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Dom Józef Michalik.

Estes prelados substituem assim o Cardeal Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Bordeaux; e o Cardeal Josip Bozanic, Arcebispo do Zagreb.

A nota assinala também que a assembléia plenária, que trata o tema da nova evangelização, "agradeceu aos escolhidos por sua disponibilidade e augura um trabalho prolífico ao serviço da evangelização na Europa".

Também os participantes "agradeceram aos membros da presidência saliente por seu trabalho desenvolvido pelo bem da Igreja e pela dedicação para promover a comunhão fraterna entre os episcopados europeus".