“Grandes cidades: desafios para a unidade e a paz”, este foi o tema que norteou o encontro do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, com cerca de 40 Bispos de metrópoles brasileiras, na segunda-feira, 24, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O evento faz parte da agenda do cardeal catalão, que chegou ao Rio no domingo, 23, e fica até esta quarta-feira, 26. No encontro com os bispos, o purpurado destacou a missão evangelizadora da Igreja, de anunciar Jesus até os confins da terra, como “um aspecto essencial” da vida cristã.

Segundo o site da ArqRio, Cardeal Sistach lembrou que o esforço pastoral está de acordo com o Documento de Aparecida e com a exortação apostólica Evangelii Gaudium, que trazem os pensamentos do Papa Francisco.

“A Igreja tem que amar, seja nas grandes cidades, nas pequenas, ou no mundo rural. A missão da Igreja é para evangelizar. Se não estiver fazendo isso, está perdendo tempo”, afirmou.

O Rio de Janeiro, cidade que acolheu o encontro, é a segunda maior metrópole de Brasil, contando com 6,45 milhões de residentes. A maior metrópole do país é São Paulo, que tem 11,89 milhões de habitantes, cerca de 6% da população brasileira, estimada em 202,77 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, o evento de ontem colaborou para a troca de experiências. Ao site da ArqRio, o Purpurado ressaltou que o Plano Pastoral do Rio de Janeiro contempla essa “Igreja em saída”, exercendo a acolhida. Porém, observou a necessidade de incrementar a atuação.

“As missões em algumas regiões mais necessitadas da Arquidiocese são um jeito de chegar mais perto desse objetivo. Somos poucos para muito trabalho, mas fazendo aos poucos vamos chegar às pessoas para falar sobre a esperança que nos move e sobre a certeza de que em Cristo temos a vida”, ressaltou.

Também presente no evento, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, sublinhou que, para se alcançar tal objetivo, é necessária uma conversão missionária, como apontado pelo Papa Francisco. Entretanto, ressaltou que “isso não se faz com um ‘enter’ no computador. Exige que se toque o coração, que haja uma mudança de convicções e atitudes”.

Trata-se de um trabalho que, para o Arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger, exige criatividade. “O Cardeal de Barcelona não veio apontar soluções práticas e sim desafios, além de mostrar a necessidade que todos nós temos de ser criativos para atingir o ser humano de hoje, sempre agitado, cheio de problemas e envolvidos com muitas solicitações. Veio nos lembrar que a mensagem do Evangelho contém sua força. É Cristo que quer entrar em cada coração. E nunca nos falta a graça quando nos propomos a trabalhar pelo Reino de Deus”, afirmou ao site da Arquidiocese carioca.

De acordo com o Arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, a evangelização nas grandes cidades deve ser pensada com base em um olhar concreto às diferentes realidades, e não apenas “tirando uma média”. Ele assinalou a ambiguidade presente nesses grandes centros urbanos, que trazem seus valores e desafios. “Os próprios problemas urbanos precisam de respostas, e não podemos usar uma genérica. O que nós estamos fazendo aqui hoje é ressaltar essa pluralidade de situações”, pontuou.