Em entrevista concedida ao jornal "Folha de São Paulo" nesta segunda-feira 25, o cardeal Raymundo Damasceno, presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, falou de várias questões relacionadas ao momento presente vivido pela Igreja, e mencionou o legado Papa Bento XVI, ressaltando a riqueza espiritual e intelectual do seu magistério.

“Ele nos deixa um legado muito rico quanto ao magistério. (...) Muitos comparavam o papa Bento 16 aos grandes padres do início da igreja, tamanha a riqueza teológica. Será apreciado ainda mais com o passar do tempo”.

Sobre a renúncia do Papa, o Cardeal que estará no próximo conclave como purpurado votante, disse que esta “foi também um gesto de coragem, porque ele tem consciência da repercussão que teria o seu ato. Estamos vendo pelos meios de comunicação o impacto que a renúncia teve em toda a igreja.

“Com a consciência tranquila de quem cumpriu seu dever diante de nós. É um exemplo pra todos. Aqui em Aparecida, o papa nos deu um exemplo de humildade, de simplicidade, até um pouco tímido”, recordou o cardeal referindo-se à primeira e que terminou sendo também última visita do Papa ao Brasil para a Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida em 2007 .

Falando sobre algumas expectativas dos tempos vindouros para a Igreja Dom Damasceno comenta:

“Os nossos anseios são de uma igreja missionária, dinâmica, uma igreja capaz de renovar-se para cumprir sua missão, que quer justamente estar no estado permanente de missão. Essa missão não é só dos bispos, mas de todo cristão e de todo batizado”.