O Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência (Espanha), convocou um ato de desagravo após a profanação e o roubo sacrílego que aconteceu na capela do Hospital Clínico de Valência.

O roubo e a profanação ocorreram no último domingo, entre 16h45 e 17h, na capela do Hospital Clínico de Valência. Segundo informa o site da Arquidiocese, “um ou vários desconhecidos roubaram a âmbula com hóstias consagradas, o porta-ostensório com a Sagrada Forma e um porta viático”, aproveitando que o capelão tinha saído para dar a comunhão a alguns enfermos. “Graças à colaboração dos participantes da Missa, foi possível recuperar o Ostensório e o porta-viático”, indicam.

“Trata-se de uma ação sacrílega dolorosíssima e plenamente reprovável, seja quais forem suas finalidades”, assegurou o Cardeal Cañizares.

“Além de outras ações de reparação e desagravo que possam ser organizadas, a diocese convoca a participar do ato de desagravo e reparação que acontecerá na Igreja mãe, a Catedral, após a Eucaristia, no domingo, 2 de fevereiro”, afirmou o Arcebispo.

Segundo indicam, este ato de reparação consistirá na adoração ao Santíssimo, por cerca de 15 minutos. “Aproveitamos o momento em que estará reunida a Diocese na Catedral nessa tarde para expressar como igreja diocesana nosso rechaço à ação sacrílega e nossa fé na presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, que merece toda adoração e glória”, assinalou o Cardeal Cañizares.

Por sua vez, a delegação diocesana da Pastoral da Saúde convocou para quinta-feira, 30 de janeiro, às 17h30, um ato de desagravo na própria capela do Hospital Clínico.

Segundo explicam, neste ato de reparação está previsto que participem “todos os capelães do Hospital e os enfermos e funcionários que queiram participar”. Será realizado após a celebração da Eucaristia e consistirá em “um tempo de adoração solene e orações ao Santíssimo Sacramento”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: