O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, chamou os católicos a viver diariamente os mandamentos da lei de Deus, pois "são o caminho para formar uma verdadeira sociedade".
"Eu acredito em cada um dos mandamentos da lei de Deus, acredito que são o caminho para ser feliz, acredito que são o caminho para formar uma verdadeira sociedade", assinalou o Cardeal durante a celebração do Corpus Christi na capital peruana, e a qual assistiram milhares de fiéis para render homenagem e adoração a Jesus Eucaristia.
Nesse sentido, o Cardeal se referiu ao mandamento de "honrar pai e mãe", e "não roubarás". Explicou que amar aos pais e educar aos filhos não é uma idéia, "Deus me está revelando algo que é de Lei natural: que os pais estejam unidos um com uma para toda a vida" e que têm a responsabilidade de educar a seus filhos, "e os filhos amar, obedecer e ajudas aos seus pais ao longo da vida".
Do mesmo modo, afirmou que praticar o sétimo mandamento repercute positivamente na sociedade. "Temos fé em que ser honrados é bom, que o corromper ao outro com o dinheiro faz mal, danifica a vida, a família, a sociedade e o mundo inteiro", assinalou.
Por outro lado, afirmou que a Grande Missão de Lima é uma "grande cruzada" da cultura cristã que recorda que a fé não se expõe, senão se propõe, oferece-se, e diz a todos que a família é essencial "no projeto de uma sociedade" e que a dimensão moral, "quer dizer, o bem e o mal, devem tomar-se em conta em qualquer projeto".
"O mundo de hoje está esquecendo a dimensão moral e ética do desenvolvimento e bem-estar", advertiu, e indicou que acreditar que "todo vale se tiver êxito" faz mal ao homem e à sociedade.
"O centro de todo desenvolvimento tem que ser o respeito a cada pessoa desde sua concepção. As políticas têm que proteger e promover a vida humana. Toda a dimensão legal deve proteger, promover e custodiar a família. Todo desejo de progresso deve abrir as portas ao direito natural de alimentar-se, de poder aceder a uma moradia, de poder circular pelas ruas livremente", afirmou o Arcebispo.
Finalmente, alentou aos católicos a ir ao sacramento da Reconciliação, e convidou "aos sacerdotes a ajudar muito às pessoas, porque todos estão desejando ir a esse sacramento que lhes dá paz, alegria e que os convida a ter a valentia de pedir perdão a Deus".