O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, recordou a urgência de difundir a Doutrina Social da Igreja (DSI) na esfera pública e pediu aos leigos nestes tempos de crise, que não aceitem as tentativas de fechar a Igreja dentro do âmbito privado nas sociedades secularizadas.

Ao inaugurar o Congresso Internacional "Caridade, Reconciliação e Dignidade Humana", organizado pelo Arcebispado de Lima e a associação Vida e Espiritualidade (VE), iniciativa da Família Sodálite, o Cardeal assinalou que "uma parte do ambiente cultural, dos meios, político, não só aqui mas no mundo inteiro, é dominado por uma visão redutiva do homem, patrões culturais que se vêem muitas vezes refletidos nas leis".

Por esta visão, explicou, desconhece-se "a identidade da pessoa ao prescindir de sua interioridade, de sua dimensão espiritual, reduzindo-o à sua dimensão material. As conseqüências são muito daninhas para a convivência e a paz social".

O Cardeal Cipriani, assinalou que "esta situação exige responder às interrogantes de quem é o homem e como é o homem".

O Arcebispo de Lima adicionou que "a dimensão relacional de nossa natureza humana promove como resposta a compreensão e a defesa da família, lugar privilegiado do desenvolvimento humano, célula fundamental da sociedade" e esclareceu que "a relação familiar não anula as pessoas, os povos ou as culturas, mas os fazem mais transparentes e unidos em sua diversidade".

Para o Cardeal Cipriani, "mais que nunca é necessária a presença do ensino e prática da Doutrina Social da Igreja na esfera pública. Ante esta crise dramática não se pode aceitar que a Igreja seja fechada dentro âmbito privado em nome do pluralismo e da liberdade. É necessário despertar".

Neste sentido, recordou que "a racionalidade da lei natural dever ser defendida para fazer possível a convivência no mundo" e considerou que "a participação dos leigos é fundamental, adornada por uma vida coerente com a fé que professam".

"Não são tempos de temores, acanhamentos ou arranjos. Os ensinamentos do Papa convidam a uma mudança grande, a uma conversão", indicou e animou aos presentes a estudar a encíclica Caritas in Veritate e concretizar ações.

Previamente, presidente do Comitê Organizador e diretor da VE, Klaus Berckholtz, apresentou o evento, agradeceu pela bênção papal enviada aos participantes e assinalou que a iniciativa procura "desde a caridade e a reconciliação, os critérios que nos ajudem a servir melhor ao ser humano e promover integralmente sua dignidade, tendo como marco a recente encíclica Caritas in veritate".

O Congresso Internacional "Caridade, Reconciliação e Dignidade Humana" se desenvolve no auditório do Colégio Santa Ursula até o sábado 5 de setembro. Para mais informação, visite o Web Site: http://www.vidayespiritualidad.org/congreso/