O Cardeal Primaz da Espanha e Arcebispo de Toledo, Antonio Cañizares, presidiu na tarde do domingo o funeral do Bispo Emérito de Tagora e Vice-presidente emérito da Comissão Pontifícia para a América Latina, Dom Cipriano Calderón Polo.

A Catedral de Santa Maria da Cidade de Plasencia se encheu de fiéis placentinos e de toda a diocese para dar seu último adeus ao que o Cardeal Primaz de Toledo, designado como novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, qualificou durante sua homilia como "exemplar bispo".

O Cardeal Cañizares também destacou que "Jesus Cristo foi sua grande paixão" por isso sua dedicação como bispo foi "anunciar a Cristo com a palavra" sobre tudo "para as terras da América e as terras de missão" já que Dom Cipriano teve "um espírito profundamente missionário".

A sua vez, o Bispo de Plasencia lembrou a função de Dom Cipriano Calderón como jornalista e primeiro diretor do jornal L'Osservatore Romano, sobre tudo durante o pontificado de Paulo VI e a celebração do Concílio Vaticano II. Da mesma maneira, o Bispo de Plasencia lembrou a estreita relação do bispo com o João XXIII e João Paulo II.

Depois do funeral celebrado na catedral placentina, os restos mortais de Dom Cipriano foram conduzidos até a Igreja de El Salvador, seguidos pelo bispo de Plasencia, as autoridades civis e numerosos devotos, onde foram enterrados por expresso desejo do falecido.

A Igreja do Salvador de Plasencia foi regida durante muitos anos pelo tio de Dom Cipriano Polo, Juan Polo e nesta igreja foi onde recebeu o batismo, a confirmação e a ordenação como sacerdote, o que motivou os desejos do Bispo de Tagora de ser sepultado nela.

Além disso, foram a concelebrar o funeral o sucessor de Dom Cipriano Calderón como Bispo Vice-presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, Dom Octavio Ruiz; os bispos de Mérida-Badajoz, Dom Santiago García Aracil e Dom Antonio Montero Moreno; o Bispo de Coria-Cáceres, Dom Francisco Cerro Chávez; o Arcebispo de San Juan de Porto Rico, Dom Roberto González Neve; o Bispo Auxiliar de Medellín, Dom Víctor Ochoa; entre outros.