O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, presidiu em 29 de julho, memória de Santa Marta, uma Missa na qual 30 religiosas da Congregação Marta e Maria fizeram a profissão de seus votos perpétuos.

Em sua homilia, o Cardeal Becciu enfatizou que a profissão de votos perpétuos é uma mensagem ao mundo que mostra que é “bonito oferecer sua própria vida ao Senhor, com o desejo de responder ao chamado de servir aos irmãos na caridade".

"Essas trinta irmãs, hoje, diante da comunidade cristã, entregam suas vidas nas mãos do Senhor, dizendo seu 'sim' para sempre. Todos nós, por meio do batismo, escolhemos amar Jesus, oferecer-nos a Ele", disse o Cardeal, que pediu às religiosas que "não deixem de indicar, com seu testemunho, os caminhos do Reino de Deus, porque no fragor deste mundo se corre o risco de perdê-los de vista!”.

Referindo-se à passagem do Evangelho de São Lucas (10, 38-42), na qual Jesus dialoga em Betânia com as irmãs de Lázaro, Marta e Maria, o Cardeal Becciu alertou que “Jesus não pretende condenar a atitude de serviço, mas sim o afã com o qual muitas vezes é vivido”.

Além disso, falando sobre as religiosas que fizeram seus votos perpétuos, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos reconheceu que “a Igreja precisa de sua presença, precisa de uma vida consagrada que se expresse na busca constante de Deus mediante a escuta de sua Palavra, em oração litúrgica e pessoal. E tem necessidade de religiosas que enfrentam os desafios do tempo com coragem e criatividade”.

“Diante do hedonismo, vocês devem testemunhar a castidade, como expressão de um coração que conhece a beleza e o preço do amor de Deus. Diante da sede de lucros, hoje dominante, sua vida sóbria, disposta a servir aos outros, nos lembra que Deus é a verdadeira riqueza que não perece. Diante do individualismo e do relativismo, que induzem as pessoas a serem a única norma para si mesmas, sua vida fraterna, capaz de docilidade e obediência, confirma que vocês colocam em Deus a sua própria realização”, advertiu.

Por fim, o Cardeal Becciu encomendou-as a Nossa Senhora, modelo de vida consagrada, para que as sustente a fim de que possam ser para todos um sinal profético do Reino dos Céus.

A Congregação Marta e Maria foi fundada na cidade de Jalapa, Guatemala, em 6 de janeiro de 1979, por Dom Miguel Ángel García Arauz e Madre Ángela Eugenia Silva Sánchez.

Seu carisma consiste em “amar Jesus presente na Igreja, presente na Eucaristia, e especialmente presente nos que sofrem, física, moral ou espiritualmente, vendo neles a face de Jesus, cuidando deles com as mãos de Santa Marta e amando-os com o coração de Santa Maria, para a honra e glória de Deus”.

Atualmente, atendem crianças abandonadas ou com necessidades especiais, asilos, residências sacerdotais, residências episcopais e pastoral de catequese na Guatemala, Venezuela, Peru, Argentina, Honduras, Cuba, Chile, Etiópia, Espanha, Itália e Lituânia.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: