Cardeais, arcebispos e bispos das grandes cidades do mundo se reunirão em Barcelona do dia 24 a 26 de novembro para refletir sobre seu papel atual e sobre seus desafios.

A reunião acontecerá no marco do I Congresso Internacional sobre a Pastoral nas Grandes Cidades, organizado pelo Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach.

"É muito importante que falemos sobre o nosso papel nas grandes cidades e sobre como fazer a Igreja presente neste mundo, algo no qual o Papa está muito interessado", por isso receberá em audiência aos congressistas no dia 27 de novembro no Vaticano para conhecer as conclusões, informou o Cardeal Sistach nesta quarta-feira em roda de imprensa, na qual revelou que a maioria dos pastores das grandes cidades do mundo já confirmou presença.

Adiantou que participarão do encontro os cardeais de Tegucigalpa, Bogotá, Bombaim, Budapeste, Manila, Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Roma, Londres, Lisboa e Quebec, e acrescentou que "virão mais, mas ainda devem confirmá-lo".

Antes da reunião dos pastores em novembro, o congresso celebrará de 20 a 22 de maio uma "primeira fase técnica" no Seminário Conciliar de Barcelona, com cerca de quinze palestrantes e especialistas dos cinco continentes que contribuirão com seus conhecimentos e ajudarão a criar um marco conceitual.

No primeiro dia desta fase inicial, os peritos Manuel Castells, Marc Augé e Javier Elzo analisarão como se estruturam as grandes cidades, e no dia seguinte se aprofundará em como o cristianismo se encaixa na malha metropolitana através dos palestrantes Angeli di Berardino, Benjamim Bravo e Luca Bressan.

Em 22 de maio, os peritos Jean-Bosco Matand, Alphonse Borràs e Carlos M. Galli tratarão o modo de transladar o Evangelho nas grandes cidades; todas as palestras acontecerão pela manhã e estarão abertas ao público geral, enquanto que pela tarde haverá encontros entre os peritos a porta fechada.

A iniciativa pretende criar um espaço de debate entre os pastores das grandes cidades para compartilhar e analisar os principais desafios que enfrentam para manter o papel da Igreja: "Comentei isso com o então Cardeal Bergoglio antes de ser eleito Papa e se mostrou muito interessado, por isso temos todo o seu apoio".

Perguntado se no congresso se debaterá sobre a comunhão das pessoas divorciadas, o Cardeal Martínez Sistach disse que é possível, levando em consideração que é um dos desafios que a sociedade atual enfrenta, e acrescentou que para isso é necessário "encontrar um equilíbrio entre a misericórdia e a fidelidade a Deus".