De visita na Argentina, o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, esclareceu que a missão das universidades católicas não se reduz a fabricar formandos, mas devem ajudar aos alunos a procurar a verdade.

Ao dissertar sobre os desafios que a cultura atual coloca ao pensamento universitário católico na Universidade Católica Argentina (UCA), o Cardeal sublinhou que o valor da universidade católica não termina em conseguir que seus graduados se insiram no mercado de trabalho, mas deve procurar a verdade na comunhão entre mestres e alunos, e a formação e crescimento das pessoas.

Conforme informou o jornal La Nación, o Cardeal Poupard indicou que falar sobre a verdade na cultura contemporânea constitui uma provocação em um ambiente rarefeito pelo niilismo. Mas o serviço à verdade, precisou, deve levar do fenômeno ao fundamento, das coisas às suas causas, em uma busca sem trégua.

Do mesmo modo, questionou,que classe de universidade seria aquela que por satisfazer a demanda de postos de trabalho no mercado eliminasse como supérfluas as grandes questões da existência: Deus, o sentido da vida, a morte, a justiça, tal como se apresentam na literatura, a história, a reflexão ética?

Também expressou seu temor a "viver em um mundo dominado por peritos sem alma, a mercê de especialistas que sabem quase tudo a respeito de muito pouco e quase nada de todo o resto, das coisas que verdadeiramente importam".

 

Encontro com centros culturais

O Cardeal Poupard inaugurará hoje em Salta, o II Encontro de Responsáveis pelos Centros Culturais Católicos do Cone Sul, com uma conferência titulada "A identidade católica dos Centros Culturais e os jovens em busca da beleza que cativa".

O encontro é organizado pelo conselho da Cultura e seu tema é: "A identidade católica dos Centros Culturais e os jovens na vida pública".

O programa de trabalho se articula em torno de dois temas principais: a atenção preferencial aos jovens, ameaçados pela tentação de um isolamento cada vez maior respeito a seus compromissos na vida pública; e a identidade católica dos centros culturais da Igreja.

Com motivo de sua visita à cidade, a Universidade Católica de Salta conferirá ao Cardeal o Doutorado honoris causa, em um ato acadêmico que terá lugar amanhã quarta-feira 15 de junho.