O Arcebispo emérito de Manágua, Cardeal Miguel Obando y Bravo, chamou o Governo e os partidos opositores a reiniciar o diálogo para resolver a crise social e econômica em que se encontra o país centro-americano.

O Cardeal exortou a procurar o entendimento através do diálogo, durante uma sessão solene do parlamento que o nomeou “Cardeal da Paz” e o condecorou com a Ordem Pedro Joaquim Chamorro Cardeal em grau de Grande Oficial.

O Cardeal Obando afirmou que ainda quando tudo pode ser considerado como “um beco sem saída, é necessário tentar o diálogo para desbloquear a situação e abrir o caminho, tomando como base os pontos que unem em temas específicos e determinados, apoiando-se nas justas aspirações do povo e nas perspectivas do perigo generalizado”. “Não há paz sem uma disponibilidade de diálogo sincero e contínuo”, adicionou.

O diálogo anterior, no que o Cardeal era testemunha e garante, não chegou a bom termo porque o governo teve vários desacordos com os dois partidos opositores do país.