O Cardeal Jorge Mejía, Presidente da Delegação Católica da Comissão Conjunta entre a Santa Sé e o Grande Rabinato de Israel, participará em Montevidéu de um encontro Inter-religioso com a comunidade judaica no Uruguai.

A reunião, que se realizará nesta quarta-feira, 15 de junho, às 19h30 no local da Comunidade Israelita do Uruguai, comemorará o 40º aniversário da declaração conciliar Nostra Aetate, documento sobre as relações da Igreja com outros credos.

O evento é organizado junto com o Comitê Central Israelita do Uruguai, mediante sua Comissão de Luta contra o Anti-semitismo, e a B’nai B’rith do Uruguai, mediante seu Departamento de Assuntos Inter-religiosos.

O encontro Inter-religioso servirá também para homenagear o falecido Pontífice João Paulo II, que impulsionou decididamente o diálogo entre as religiões e foi destacado protagonista da aproximação com a comunidade judaica.

O Cardeal será o orador principal e junto com ele intervirão o Grande Rabino Mordejai Maarabi, da Comunidade Israelita do Uruguai; o Rabino Alejandro Bloch, da Nova Congregação Israelita; o Núncio Apostólico, Dom. Januez Bolonek; o Arcebispo de Montevidéu, Dom. Nicolau Cotugno; o Bispo de São José de Mayo e Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia, Dom. Pablo Galimberti; e o pastor Juan Armin Ihle, presidente de turno da Confraternidade Judaico-cristã do Uruguai.