Trinta famosos artistas espanhóis e cubanos como Glória Estefan, Alejandro Sanz, Ricardo Montaner, Paloma San Basilio e Willy Chirino, lançaram o CD titulado "Um disco muito especial", para arrecadar recursos que o Comitê de Apoio Internacional ao Projeto Varela destinará aos ex-presos políticos cubanos exilados na Espanha.

O disco foi apresentado em Madrid, na sede da Sociedade de Artistas Intérpretes ou Executantes da Espanha.

Oscar Gómez, autor, compositor e produtor do disco, destacou que é a primeira vez que se unem "por uma causa humanitária" artistas cubanos "que ao longo de várias décadas desenvolveram seu talento com grande êxito fora de Cuba, (com) artistas residentes mas dissidentes do governo totalitário".

O disco inclui o tema "Todos Cubanos", escrito pelo Oswaldo Payá Sardiñas, coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), e impulsor do Projeto Varela, que busca a transição pacífica de Cuba à democracia. O líder do MCL foi nomeado recentemente candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2011.

Por sua parte, Regis Iglesias, um dos exilados na Espanha, agradeceu por toda a ajuda prestada. Disse que em todos estes anos de regime comunista, o povo de Cuba não perdeu "nunca esse espírito livre".

Desde que se iniciou o processo de libertações em julho do ano passado, 85 ex-prisioneiros de consciência e suas famílias foram exilados a Espanha.

Para mais informação (em espanhol) sobre "Um disco muito especial" visite http://www.oswaldopaya.org/es/un-disco-muito-especial-2/