Em breve, o Brasil terá um novo beato. Na sexta-feira, 5, o Papa Francisco autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar Decreto concernente ao milagre atribuído à intercessão de Padre Francisco de Paula Victor. Trata-se da cura de um morador da cidade Três Pontas (MG), reconhecida por uma junta médica do Vaticano e por uma comissão de teólogos como inexplicável pela ciência. O anúncio deste milagre já havia sido feito pelos cardeais na terça-feira, 2 de junho.

Padre Francisco de Paula Victor nasceu em 12 de abril de 1827, em Campanha, sul de Minas, filho de uma escrava, Lourença Maria de Jesus. Entrou para o Seminário em 1848, onde sofreu preconceito de alguns colegas, que o humilhavam e o maltratavam com serviços braçais. Mesmo assim, conquistou a todos pela conduta íntegra e humildade. Foi ordenado em 14 de junho de 1851, tendo exercido a função de vigário paroquial em Campanha por 14 meses. Em seguida, foi enviado para Três Pontas, como Pároco, onde permaneceu por 53 anos, até sua morte em 23 de setembro de 1905. Seu ministério foi marcado pela catequese e instrução do povo, edificando a Escola Sagrada Família para crianças e jovens.

Na época do falecimento do sacerdote, toda região ficou abalada pela notícia. Segundo relatos, seu corpo ficou exposto por três dias e exalava agradável perfume. Padre Victor foi enterrado na Igreja Matriz, construída por ele.

O processo de Beatificação de Padre Francisco de Paula Victor teve início em 13 de julho de 1993 e foi complementado em agosto de 1998. A Congregação das Causas dos Santos o aceitou em 2002. No dia 12 de maio de 2011, Bento XVI reconheceu a prática das suas virtudes heroicas.

De acordo com a Diocese de Campanha, a data da Beatificação de Padre Victor ainda não foi definida.