A comitiva da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) foi recebida na última quinta-feira em audiência pelo Papa Francisco e conversaram a respeito da problemática que existe na fronteira com a Colômbia. Informou-se que o Santo Padre encorajou os bispos a continuarem sua missão pastoral e promoverem o diálogo e a reconciliação.

Através de uma carta enviada ao Grupo ACI, o Episcopado indicou que o encontro demorou aproximadamente cinquenta minutos e, entre outros temas, conversaram sobre a crise com a Colômbia. Esta crise começou no dia 19 de agosto, logo depois que o presidente venezuelano Nicolás Maduro fechou a fronteira com o país vizinho, argumentando uma luta contra o contrabando e grupos paramilitares colombianos.

Entretanto, o governo venezuelano deportou muitos colombianos, foram cerca de 1482 pessoas expulsas – até o dia 9 de setembro –, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Entretanto, somam-se a eles 19.952 colombianos que saíram da Venezuela de forma voluntária a fim de evitar os atropelos que receberam seus compatriotas.

Diante disso, a Colômbia denunciou “um drama humanitário, agravado por violações dos direitos humanos” cometidas pela Guarda Nacional Bolivariana. Ambos os governos chamaram os seus embaixadores à consulta. Entretanto, na segunda-feira Maduro e Juan Manuel Santos fizeram um acordo em Quito (Equador), que pedia o retorno dos diplomatas e a “progressiva normalização” da fronteira.

Do mesmo modo, Maduro anunciou no dia 28 de setembro que a Venezuela receberá os colombianos que desejem retornar. Por sua parte, os ministros de ambos os países se reunirão hoje em Santa Marta (Colômbia), a fim de resolver a crise fronteiriça.

Em comunhão com o Papa Francisco

Na nota enviada ao Grupo ACI, o Episcopado acrescentou que durante a audiência os bispos também conversaram com o Papa Francisco a respeito “da próxima Assembleia Nacional de Pastoral e outros aspectos da vida eclesiástica”.

Estiveram presentes nesta reunião, o Presidente honorário da CEV e Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Sabino; o Presidente do Episcopado e Arcebispo de Cumaná, Dom Diego Rafael Padrón; o primeiro Vice-presidente e Bispo de Barinas, Dom José Luis Azuaje; o segundo Vice-presidente e Bispo de São Cristóbal, Dom Mario del Valle Moronta; e o Secretário Geral da CEV, Pe. Víctor Hugo Basabe.

Esta reunião foi “um encontro fraterno para reafirmar a comunhão dos Bispos e da Igreja na Venezuela com o sucessor do Pedro. O Papa Francisco encorajou e animou os Bispos a continuarem sua missão pastoral. Pediu-lhes que continuem promovendo o diálogo e a reconciliação no país, como prioridade pastoral”.

Segundo informara, o Santo Padre “ficou muito interessado no tema da catequese e da importância da família”. Por sua parte, os bispos venezuelanos “agradeceram ao Pontífice pelos últimos documentos publicados durante o seu magistério pontifício”.

A nota da CEV afirmou que o encontro dos bispos com o Papa Francisco “é um sinal de esperança e de reafirmação da comunhão de todos os membros da Igreja no país”.

Confira também:

Arcebispo considera uma barbaridade deportação em massa de colombianos da Venezuela a mando de Nicolás Maduro

http://www.acidigital.com/noticias/arcebispo-considera-uma-barbaridade-deportacao-em-massa-de-colombianos-da-venezuela-a-mando-de-nicolas-maduro-40412/