Os Bispos de Portugal se uniram à Diocese do Funchal, bem como às vítimas da tragédia ocorrida na terça-feira após a queda de uma árvore que deixou 13 mortos e 49 feridos em frente ao Santuário de Nossa Senhora do Monte, na Ilha da Madeira.

Nesta quarta-feira, o Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, expressou através do Twitter suas condolências à população e aos familiares das vítimas.

Na publicação, expressou “oração e solidariedade para os que faleceram, os feridos e as famílias”. “Deus e Nossa Senhora do Monte os guardem no Céu e na terra”, acrescentou.

Dom Clemente ainda fez eco à postagem do Patriarcado de Lisboa que, na terça-feira publicou mensagem afirmando estar “solidários e em oração pelas vítimas e familiares da tragédia” ocorrida na Diocese do Funchal.

Por sua vez, o Bispo da Diocese de Angra, Dom João Lavrador, afirmou ao site ‘Igreja Açores’ a sua “comunhão com o Bispo do Funchal”, Dom António Carrilho.

“Em meu nome e em nome da Diocese de Angra, expresso a nossa solidariedade para com as famílias das vítimas e oferecemos as nossas orações pelos falecidos”, declarou.

Acrescentou ainda que a Diocese de Angra “rezará pelas vítimas mortais para que o Senhor na sua eterna misericórdia as receba no seu reino; pelos familiares, para que encontrem Nele o consolo suficiente, nesta hora de dor e de sofrimento, e pelos feridos para que recuperem a saúde e regressem a suas casas”.

A queda de uma árvore de grande porte na freguesia do Monte, no Funchal, aconteceu durante a festa de Nossa Senhora do Monte, enquanto os fiéis aguardavam a saída da procissão, a qual foi cancelada.

Diante do ocorrido, o Conselho de Governo Regional da Madeira decretou três dias de luto e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, se deslocou à ilha, onde visitou o local da tragédia, bem como o hospital para onde os feridos foram levados.

Até a manhã desta quarta-feira, sete pessoas seguiam internadas, entre as quais duas crianças, sendo uma delas francesa.

Confira também: