Carregando...
Bispos pedem à Corte Constitucional que não aprove a adoção homossexual na Colômbia

Dom Juan Vicente Córdoba

BOGOTÁ, 03 Mai. 12 / 07:08 am (ACI/EWTN Noticias).- O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, reiterou o pedido à Corte Constitucional do país de respeitar a Carta Magna e seu conceito de família fundada no matrimônio entre homem e mulher, e não permitir a adoção de menores por parte de casais do mesmo sexo.

O Prelado fez este chamado quando a sociedade colombiana espera o pronunciamento deste tribunal, que deve decidir se outorga a custódia de uma menina a um casal de lésbicas, concebida mediante inseminação artificial por uma delas.

Embora a sentença deveria ser ditada nos próximos dias, fontes próximas ao grupo ACI indicaram esta quarta-feira que não há uma data fixada, já que o magistrado que levava o caso, Humberto Serra, renunciou ao seu cargo.

Dom Córdoba pediu que a Corte Constitucional não extrapole os limites de suas funções modificando a Carta Magna com sentenças que vão contra o sentir do povo colombiano. Como se recorda, em 20 de abril este tribunal concedeu a uma mulher uma pensão de sua companheira lésbica e assinalou que há diversos tipos de família, não só aquela fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher.

Este tribunal, indicou o Prelado, "foi na contramão de uma sã e correta interpretação da nossa Constituição. Contrariamente, também, dos autênticos valores que dignificam a pessoa humana e contribuem ao progresso da sociedade".

Em sua Carta Pastoral "Unidos pela Vida e pela Família" publicada neste sábado, Dom Córdoba recordou que a Corte "não pode apropriar-se da competência de modificar (a constituição) com interpretações acomodatícias, fruto de uma ideologia contrária à ordem natural, à dignidade autêntica da pessoa humana e ao querer do constituinte".

Ele também recordou que a Corte "veio desconhecendo o espírito do artigo 11 da nossa Constituição, ampliando progressivamente a injusta despenalização do aborto".

Do mesmo modo, reiterou que a Igreja "nada tem contra os homossexuais ou contra o reconhecimento de seus legítimos e autênticos direitos", pois como toda pessoa humana têm "a mesma dignidade fundamental, o mesmo valor perante Deus e o Estado".

Entretanto, assinalou que "por respeito a esta dignidade" a Igreja expressa seu "oposição ativa" frente temas como a despenalização do aborto, a união entre pessoas do mesmo sexo e sua possibilidade de adotar menores.

"Acredito que decisões de tanta trascendencia deveriam ser tomadas em espaços políticos mais abertos à sã discussão de idéias, a mais representantes dos ideais democráticos da Nação, mais próximos às reais preocupações do povo colombiano", assinalou.

Dom Córdoba convidou aos colombianos a estar "vigilantes e atentos, dispostos a defender a vida e a natureza autêntica da família".

Enquanto isso, um grupo de cidadãos lançou uma petição titulada "Não à adoção de crianças por homossexuais" que até o momento recolhia mais de 2 mil e 300 assinaturas.

Etiquetas: Colombia, adoção homossexual

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Out
23

Católico em dia

23 de outubro de 2014

  • Você sabia que: O acender o Círio Pascal é um memorial da Páscoa. Durante todo o tempo pascal o círio estará aceso para indicar a presença de Cristo Ressuscitado.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: