Pelo início do Ano da Fé, neste 11 de outubro, os Bispos dos Estados Unidos (USCCB) estão promovendo uma grande peregrinação nacional “pela vida e a liberdade” para o próximo 14 de outubro no Santuário da Imaculada Conceição em Washington D.C..

O presidente do Comitê Ad Hoc para a Liberdade Religiosa da Conferência Episcopal, Dom William Edward Lori, presidirá a Missa no primeiro dia da novena dedicada à vida e à liberdade que concluirá no dia 22 de outubro.

“Nossa primeira e mais importante liberdade” é o título do documento da USCCB para acompanhar estas celebrações. Nele se destaca que os prelados norte-americanos “solicitam a todos os católicos que intensifiquem suas orações e o jejum por um novo nascimento da liberdade em nosso amado país. Por isso convidamos a unirem-se a nós em oração urgente pela liberdade religiosa”.

O tema da liberdade religiosa e de consciencia nos Estados Unidos cobrou especial importância logo que o governo de Barack Obama, que busca a reeleição, emitisse um mandato obrigando todas as instituições incluindo as católicas a comprar seguros de saúde para seus empregados que incluem os anticoncepcionais, a esterilização e fármacos abortivos.

Os Bispos expressaram seu rechaço massivo a esta medida em distintas oportunidades e chamaram os católicos a disputar esta ordem que atenta contra a liberdade religiosa e de consciencia.

Atualmente há mais de 40 processos contra a administração Obama pelo mandato abortista, algo inédito na história de uma presidência dos Estados Unidos.

O atual mandatário ainda lidera as pesquisas, porém depois do debate desta quarta-feira, 3 de outubro, a vantagem de Obama sobre o republicano Mitt Romney é de apenas 2 pontos percentuais, indica a agência Reuters.