Em Junín de Los Andes, sudeste da Argentina, onde são venerados os beatos Laura Vicuña e Ceferino Namuncurá, aconteceu o V Encontro de Bispos da Patagônia Argentina e da Patagônia e do Sul do Chile entre os dias 19 e 21 de abril.

À diocese de Neuquén, a 1500 quilômetros de Buenos Aires, chegaram dez bispos argentinos e sete chilenos a fim de estreitar vínculos, expor as realidades de cada diocese e tratar temas em comum.

Como consequência do encontro binacional, convidaram o Papa Francisco para visitar a região como parte da possível viagem que realizaria à América do Sul em 2017.

O Ano da Misericórdia e a bula papal que o inspirou – Misericordiae Vultus – foi o tema central desta reunião, além de expor as atividades realizadas nas dioceses respectivas.

O objetivo deste encontro foi estreitar vínculos, tratar temas em comum e tornar realidade a colegialidade episcopal nestas regiões do fim do mundo.

Dom Juan José Chaparro, Bispo de São Carlos de Bariloche na Argentina, disse que cada bispo compartilhou “algo que lhe estava alegrando ou preocupando na Igreja particular na qual serve, na região ou país ao que pertence”.

Durante sua visita ao território argentino, os bispos tiveram oportunidade de conhecer os santuários onde permanecem os restos dos beatos Laura Vicuña e Ceferino Namuncurá.

Neste último, celebraram a Missa com a comunidade mapuche, no templo com forma de ‘kultrum’, tambor típico da cultura mapuche.

O próximo encontro entre bispos está programado para daqui a dois anos no Chile. Mas, caso o Papa Francisco visite algum dos dois países em 2018, esta reunião poderá ser adiada para daqui a três anos.

Confira também: