As Conferências Episcopais da Nigéria e Camarões colaboram para oferecer assistência aos milhares de nigerianos refugiados em Camarões que fogem da violência do Boko Haram.

Assim o indicou Dom Ignatius Ayau Kaigama, Arcebispo de Jos e Presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, na coletiva de imprensa ao final da Assembleia Plenária dos Bispos nigerianos.

Conforme informa a agência vaticano Fides, o Arcebispo acrescentou que o governo federal da Nigéria se uniu aos esforços da Igreja Católica na assistência aos refugiados nigerianos em Camarões.

Em especial, as autoridades de Abuja doaram 50 milhões de Naira à Conferência Episcopal nigeriana, que serão usados com a outra Conferência de bispos para assistir os nigerianos acolhidos em alguns campos para refugiados espalhados pelo país.

Por sua vez, o organismo dos Bispos da Nigéria arrecadou outros 10 milhões de Naira (45 mil euros aprox.), com os quais a ajuda total aos refugiados soma 60 milhões (268 mil euros).

Dom Kaigama acrescentou que em 3 de maio uma delegação dos bispos nigerianos visitará Camarões para avaliar as necessidades dos refugiados.

Integram a delegação, entre outros, o Bispo de Maiduguri (território ao qual pertence a maior parte das áreas atingidas pelas violências de Boko Haram), Dom Oliver Dashe Doeme, e o Presidente da Cáritas nigeriana, Dom Lucius Ugorji, Bispo de Umuahia.

Dom Kaigama expressou a esperança de que se unam à delegação representantes governamentais e, por fim, convidou os fiéis a não se esquecerem dos sofrimentos dos deslocados e dos refugiados em fuga das violências da seita islamista.