A Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina (CEA) difundiu uma reflexão sobre a situação criada pela sentença da Corte Suprema de Justiça dos Estados Unidos que obriga o país sul-americano a pagar uma dívida de mais de 1.3 milhões de dólares.

No último dia 16 de junho a Corte Suprema dos Estados Unidos resolveu não aceitar a apelação da Argentina em um caso processado em Nova Iorque por fundos de investimento pedindo o pagamento de cerca de 1.3 milhões de dólares à nação sul-americana.

A decisão da Corte Suprema mantém assim a sentença do juiz nova-iorquino Thomas Griesa, confirmado pela Câmara de Apelações de Nova Iorque, que obriga a Argentina a pagar em dinheiro essa dívida, em um prazo de quinze dias contados a partir de 16 de junho.

Em relação a este fato, o comunicado da CEA ressalta a “preocupação pastoral” diante das consequências que a sentença poderia ter sobre as populações mais vulneráveis e assegurou que a situação reclama com urgência de todo o governo “uma atitude madura de unidade e responsabilidade para responder, em uma justa negociação, à situação gerada”.

Citando o Papa Francisco, os bispos indicam que a economia centrada só na especulação financeira “debilita as relações, adia o desenvolvimento dos povos e compromete a equidade da ordem internacional”.

Não obstante, mostraram-se confiados de que “a boa disposição e a competência profissional dos nossos governantes, força políticas, empresários, economistas, gremistas, possa encontrar um âmbito de diálogo e de trabalho para dar solução à situação exposta”.

“Pedimos ao Senhor que possamos criar as condições de encontro e amizade social que nos permitam crescer e nos fortalecer como Nação”, conclui a reflexão.