A Conferência de Bispos Católicos do Canadá (CCCB) lembrou aos fiéis que devemos questionar os candidatos a cargos públicos sobre "suas posições políticas, sociais, éticas e econômicas; já que devem conhecer os valores fundamentais daqueles a  quem escolhem”.

Segundo LifeSiteNews.com, os prelados “insistem nos assuntos chave para a vida os homens e mulheres do país, particularmente os necessitados, os pobres, as famílias e as crianças”.

O Bispo de St. Catherines, Dom. James M. Wingle, é um dos assinantes do documento. O Prelado assinalou que nas eleições de 23 de janeiro, os católicos devem considerar que "há valores nos temas a tratar na sociedade e não todos são do mesmo valor”, ao referir-se ao tema da defesa da vida e a luta contra o aborto e a eutanásia.

"O dom da vida –prosseguiu– está  acima de todos os outros direitos. O direito à liberdade de expressão, associação, residência, trabalho; nenhum deles teria relevância se é que a alguém tem negado o direito de viver, que se aplica desde que a pessoa nasce até a morte natural”. “É um direito divino e todos os outros tomam com premissa, todos os outros se apóiam nele”, precisou.

Dom Wingle também espera que “como nação, possamos olhar seriamente tudo o que temos que fazer para ter um governo que na realidade escute estas preocupações que assinamos como valores inequívocos”.

Finalmente destacou que "estas não são preocupações religiosas, não são questões periféricas, mas assuntos centrais. Amo o Canadá e ao amá-lo precisamos lutar pelo bem em todo sentido”.