Carregando...
Bispos alemães: O Papa pede não ter medo da tarefa de anunciar a Cristo

ROMA, 22 Set. 11 / 08:26 am (ACI).- Na véspera do início de sua visita à sua terra natal, a Alemanha, os bispos das diocese deste país europeu aonde se encontra o Papa Bento XVI recordaram que o Santo Padre pede aos fiéis que não tenham medo nem se desanimem diante da tarefa de anunciar a Cristo.

Em um artigo publicado no jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), o Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, assinalou que a visita do Papa é histórica pois é a primeira vez que um sucessor de Pedro chega a esta região aonde os católicos são minoria.

"Agora –escreve– é necessária a firmeza para declarar-se cristãos em uma sociedade liberal e aberta". "Me alegro porque a visita do Pontífice (…) contribuirá a reforçar nossa fé", acrescenta.

Ante os desafios "novos e incomuns", diz Dom Wanke, "a pertença à Igreja necessita, mais que anteriormente, de uma força para resistir (…) Deus não deve ser esquecido ou ‘suspenso’. Isto nos ensina o passado".

"O Papa nos ajudará a levar, também hoje, na sociedade nossa fé em Deus e a não ter medo da corresponsabilidade" de anunciar o Evangelho de Cristo a todos, acrescenta.

Por sua parte, o Arcebispo de Berlim, Dom Rainer Maria Woelki, recordou em outro artigo também do LOR que sua arquidiocese foi definida por João Paulo II como a "mais difícil do mundo" por ter estado dividida durante 28 anos pelo muro, um lugar aonde agora "apenas uma de cada três pessoas é parte de uma Igreja cristã".

O Prelado considera que embora "aparentemente não somos muitos, não devemos nos desanimar. Estamos em capacidade de responder a qualquer um que nos pergunte pela razão da esperança que há em nós, a quem nos pergunte qual é o motivo da alegria de viver. Esse motivo tem um nome: Jesus Cristo".

"Quando o Papa chegue a Berlim, estará entre nós um grande europeu, um estudioso completo, um exemplo de fé. E com ele chegará toda a Igreja universal. Estou muito feliz (…) assim como nossos vizinhos poloneses, porque esta festa de fé nos confirmará ulteriormente", acrescentou.

O Arcebispo de Freiburg e Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, escreveu à sua vez no LOR que no sábado 24 pela tarde quando o Papa se encontre com 20 mil jovens para a vigília de oração, "será evidente o muito que a juventude procura apoio e orientação".

"Como nós, nossos vizinhos na França e Suíça estão contentes de que Bento XVI queira dar um impulso precioso à Europa. Sugere-o o próprio lema da visita: ‘Onde está Deus, há futuro’".

"Onde nós os cristãos nos preocupamos dos homens a partir de nossa fé, forjamos o futuro", assegurou.

Etiquetas: Bispos, Alemanha

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Jun
30
  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício fois instituído em sua forma atual em 1150 e conta com um Decano, que se elege entre os cardeais que têm título de uma Igreja suburbicária, as sete dioceses mais próximas de Roma.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: