Carregando...
Bispos alemães: O Papa pede não ter medo da tarefa de anunciar a Cristo

ROMA, 22 Set. 11 / 08:26 am (ACI).- Na véspera do início de sua visita à sua terra natal, a Alemanha, os bispos das diocese deste país europeu aonde se encontra o Papa Bento XVI recordaram que o Santo Padre pede aos fiéis que não tenham medo nem se desanimem diante da tarefa de anunciar a Cristo.

Em um artigo publicado no jornal vaticano L’Osservatore Romano (LOR), o Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, assinalou que a visita do Papa é histórica pois é a primeira vez que um sucessor de Pedro chega a esta região aonde os católicos são minoria.

"Agora –escreve– é necessária a firmeza para declarar-se cristãos em uma sociedade liberal e aberta". "Me alegro porque a visita do Pontífice (…) contribuirá a reforçar nossa fé", acrescenta.

Ante os desafios "novos e incomuns", diz Dom Wanke, "a pertença à Igreja necessita, mais que anteriormente, de uma força para resistir (…) Deus não deve ser esquecido ou ‘suspenso’. Isto nos ensina o passado".

"O Papa nos ajudará a levar, também hoje, na sociedade nossa fé em Deus e a não ter medo da corresponsabilidade" de anunciar o Evangelho de Cristo a todos, acrescenta.

Por sua parte, o Arcebispo de Berlim, Dom Rainer Maria Woelki, recordou em outro artigo também do LOR que sua arquidiocese foi definida por João Paulo II como a "mais difícil do mundo" por ter estado dividida durante 28 anos pelo muro, um lugar aonde agora "apenas uma de cada três pessoas é parte de uma Igreja cristã".

O Prelado considera que embora "aparentemente não somos muitos, não devemos nos desanimar. Estamos em capacidade de responder a qualquer um que nos pergunte pela razão da esperança que há em nós, a quem nos pergunte qual é o motivo da alegria de viver. Esse motivo tem um nome: Jesus Cristo".

"Quando o Papa chegue a Berlim, estará entre nós um grande europeu, um estudioso completo, um exemplo de fé. E com ele chegará toda a Igreja universal. Estou muito feliz (…) assim como nossos vizinhos poloneses, porque esta festa de fé nos confirmará ulteriormente", acrescentou.

O Arcebispo de Freiburg e Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch, escreveu à sua vez no LOR que no sábado 24 pela tarde quando o Papa se encontre com 20 mil jovens para a vigília de oração, "será evidente o muito que a juventude procura apoio e orientação".

"Como nós, nossos vizinhos na França e Suíça estão contentes de que Bento XVI queira dar um impulso precioso à Europa. Sugere-o o próprio lema da visita: ‘Onde está Deus, há futuro’".

"Onde nós os cristãos nos preocupamos dos homens a partir de nossa fé, forjamos o futuro", assegurou.

Etiquetas: Bispos, Alemanha

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Out
20

Católico em dia

20 de outubro de 2014

  • Você sabia que: O símbolo pascal do fogo é sinal da Luz de Cristo, que além de iluminar no meio das trevas, arde e queima como sinal de purificação.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: