O Bispo de Tepic e um dos cinco que estiveram responsáveis pela Visita Apostólica à Legião de Cristo, Dom Ricardo Watty Urquidi, explicou em conferência de imprensa realizada ontem em sua diocese, os resultados deste processo que concluiu no dia 15 de março, logo do qual a Santa Sé emitiu um comunicado no 1º de maio anunciando uma série de medidas.

Uma das primeiras coisas que indicou o Prelado mexicano é que "pela responsabilidade que o Santo Padre me encomendou, não posso falar de tudo, tenho que ser muito cuidadoso porque ao Santo Padre se reserva a responsabilidade de falar e de atuar conforme à Visita".

Depois de lamentar a dupla vida do Padre Marcial Maciel, o fundador dos Legionários de Cristo, Dom. Watty se refere à visita que realizou a 43 de suas comunidades ou centros de formação: "a maioria diziam que necessitam ajuda. Ante esta realidade se sentiram desconcertados, isso lhes dói, lhes afeta, causa-lhes dano e vão descobrindo que a forma de viver e a forma de ser, e a forma de atuar do padre Maciel afetou o que ele iniciou, que é a obra dos Legionários, e o Movimento que depende deles, o Regnum Christi".

Logo depois de entrevistar 360 legionários, ler e revisar uma série de testemunhos e logo depois das reuniões que sustentaram os visitadores com os Cardeais Bertone, Secretário de estado; Llevada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; e Rodé, Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, o Bispo precisou que agora "o Papa tem cinco informes bastante amplos que ler, escutar, atender, e logicamente com a equipe que ele ache conveniente, atuar".

Logo depois de comentar que o comunicado de 1º de maio da Santa Sé "não é tudo o que foi visto e ouvido, mas contém alguns elementos que nós consideramos dar como mensagem depois da Visita, e dar com toda a aprovação do Santo Padre", o Bispo de Tepic afirmou que as mulheres consagradas do Regnum Christi "foram também muito afetadas como os Legionários, em sua identidade, em sua consagração e estão esperando algo que é um Visitador Apostólico", anunciado no comunicado de maio.

Dom Watty descreveu também como cada visitador pôde expor uma síntese de seus informe durante 15 minutos aproximadamente diante de Bento XVI. "Nós os Bispos e os Cardeais insistem muito com todo o aval do Papa, sobre a pessoa do padre Maciel; vemos uma pessoa muito danificada e que fez muito dano; vemos uma pessoa imoral, que não vai acorde ao Evangelho, nem sequer, à dignidade humana", disse.

"Já nenhum outro comentário podemos fazer, será dito por quem possivelmente possa investigar a personalidade, mas assim se nota, que isto afetou a obra que ele iniciou e como afetou, como elementos positivos de sua personalidade, como também gravaram com rasgos negativos de sua personalidade e isto é o que preocupa a Igreja neste momento".

Sobre os que sofreram os abusos de Maciel, o Visitador disse que é necessário "atender as vítimas dele, tanto ao interior da Legião como ao exterior e ressarcir os danos. Este é um elemento que consideramos, e o Papa o aceitou, como o esteve fazendo, muito corajosamente. Em nome da Igreja e temos que atender".

Depois de explicar que com os Legionários de Cristo é preciso "definir a identidade que está rachada e será necessário redefini-la e reestruturar, recompor, refazer, retificar o carisma, é um elemento que saiu nos cinco informes", Dom Watty se referiu à estrutura de governo da congregação afetada pela dupla vida do Pe. Maciel.

"Toda a estrutura da autoridade dentro da Congregação dos Legionários, deve reestruturar-se, recompor-se e fazer-se mais acorde ao que é a autoridade da Igreja, quer dizer, mais evangélica. Muitos elementos que captamos nós e que realmente precisam ser compostos, o sistema de autoridade e o sistema da Legião".

Outro elemento importante ao que se referiu o Prelado é a formação dos Legionários de Cristo "que têm um longo caminho, e para eles era importante descobrir um elemento que se deve renovar e purificar é todo o esquema de formação que têm, o dinamismo de formação que têm para poder viver a vida consagrada como se deve e também desenvolver seu apostolado como se deve".

Finalmente o Bispo se referiu à designação do delegado pontifício. Indicou que o que os meios têm até agora são só especulações e que esta nomeação recai exclusivamente ao Papa Bento XVI.