O Bispo de Jujuy (Argentina), Dom César Fernández, propôs o Beato Carlo Acutis como padroeiro dos jovens daquela diocese.

A proposta foi feita no dia 25 de outubro durante a Missa da peregrinação virtual em homenagem a Nossa Senhora do Rosário de Rio Branco e Paypaya, padroeira da província de Jujuy.

Na homilia, Dom Fernández recordou que a Virgem Maria foi "descobrindo-se no peregrinar, mulher amada por Deus, daquele Deus que é amor e que tem um projeto de amor para nós".

E assim como Deus “nos deu a vida para sermos felizes” “Convido a que, de mãos dadas com Maria, possamos renovar esta verdade: Deus nos ama, nos ama pessoalmente”, animou o Bispo de Jujuy.

Recordou que o Beato Carlo Acutis “descobriu que Deus é o maior tesouro”. Tinha 15 anos, mas a “maturidade de um homem sábio”, destacou o Bispo de Jujuy.

“Agora, com a Pastoral da Juventude, queremos trazer sua memória, tê-lo como padroeiro dos jovens, para que saibam que é possível ser santo mesmo aos 15 anos”, expressou Dom Fernández.

Naquele momento, alguns jovens apresentaram uma imagem do beato e a colocaram ao lado do altar.

“Recebemos o beato Carlo Acutis, o colocamos perto do nosso altar, para que hoje, do seu jovem coração, possa acolher os desejos, as esperanças, os sonhos de cada um de vocês”.

“Para que possamos olhar para um jovem de hoje, com os gostos e a paixão dos jovens de hoje, com a informática, com a qual não se deixava viciar, mas a colocava a serviço da evangelização”, continuou o Bispo.

O jovem beato “sabia que os meios tecnológicos podem nos arrastar para coisas que não são de Deus, podem nos tornar sonolentos, cheios de coisas e sem Deus”, mas os utilizou “para evangelizar”, recordou Dom Fernández.

Lembrando uma das frases de Acutis: “Todos nascemos originais, mas muitos morrem como fotocópias”, o Bispo de Jujuy incentivou os jovens a ousarem “ser originais, não sejamos fotocópias. Sejamos originais, nascidos e feitos para a felicidade”.

As celebrações em honra de Nossa Senhora do Rosário de Rio Branco e Paypaya foram realizadas virtualmente sob o lema "Maria vem à nossa casa para acompanhar e consolar seus filhos".

Esta festa adquire maior relevância devido ao centenário da coroação pontifícia da imagem mariana, pois a Diocese de Jujuy iniciou um ano mariano no dia 7 de outubro de 2019 e que se encerraria no dia 31 de outubro, festa da coroação da imagem mariana.

Por causa da COVID-19, a Penitenciária Apostólica do Vaticano estendeu o Ano Mariano diocesano até 31 de outubro de 2021.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: