O Bispo de Sigüenza-Guadalajara, Dom José Sánchez, alertou sobre o "risco" de que a festa do Halloween, um "rito importado" e de "origem pagã", "desloque costumes cristãos, arraigados e benéficos" para a sociedade, em alusão à festividade de Todos os Santos e a lembrança aos defuntos.  

Em sua missiva semanal para os fiéis de sua diocese, à qual teve acesso a agência Europa Press, D. Sánchez chama a atenção sobre a introdução na Espanha de "um costume e um rito importado" procedente dos Estados Unidos e de "origem pagã", em referência à festa do Halloween, que conforme advertiu tem especial influencia sobre as crianças.

"Se tudo ficasse nas brincadeiras de crianças, com seus presentes e travessuras... Mas também podemos correr o risco de que, pelos impulsos do comércio, do consumo e da moda, costumes como esta, pagãs, importadas, prevaleçam e até desloquem costumes cristãos", assinalou o Bispo de Guadalajara.

Dom Sánchez qualificou de "arraigados e benéficos" os costumes cristãos que se relacionam com "a devoção aos Santos e a lembrança e a oração pelos defuntos". Animou assim os seus fiéis a comparecerem à comemoração do Dia de Todos os Santos no próximo 1 de novembro, e do Dia dos fiéis Defuntos, no dia seguinte.