Dom Julio César Vidal Ortiz, Bispo de Monteria, assinalou que a iniciativa do senador Armando Benedetti que procura legalizar a eutanásia em Colômbia é “um grave atentado à vida”.
Dom Vidal explicou que a legalização da eutanásia, que pretende justificar-se no “direito” a uma “morte doce”, “poderia ser corrompida por pessoas interessadas na morte de outra”; e pôs como exemplo a possibilidade de que um filho aprove a aplicação da eutanásia a um de seus pais, para apoderar-se de uma herança.
“Esta lei poderia abrir uma brecha à degradação do respeito à vida, porque muitos filhos ou familiares interessados em riqueza poderiam lhe dar uma má aplicação”, explicou o Prelado, fazendo referência aos problemas apresentados em países onde a eutanásia foi legalizada.
O Bispo pediu a Corte Constitucional e ao senador Benedetti, “analisar profundamente e com consciência esta proposta, que vai em contra do direito à vida”.
Dom Vidal Ortiz, que se desempenhou como facilitador dos diálogos de paz entre o governo e os paramilitares, pediu finalmente às autoridades e à classe dirigente apresentar propostas que respeitem os direitos humanos.