O Administrador Apostólica de Valparaíso (Chile), Dom Pedro Ossandón, agradeceu pela solidariedade expressa para com os milhares de atingidos por incêndio que consumiu 245 casas na cidade de Valparaíso em 24 de dezembro de 2019.

O incêndio voraz afetou as colinas O'Higgins, Rocuant, San Roque e Ramaditas. As chamas permaneceram ativas por três dias e as rajadas de vento dificultaram a extinção.

Desde o primeiro momento, a solidariedade surgiu nas comunidades próximas aos atingidos e em outras dioceses do Chile, que se organizaram para se somar à campanha “Em Valparaíso nasce a esperança”.

“Sua preocupação, oração e participação na campanha ‘Em Valparaíso nascer a esperança’, que foi organizada através da Cáritas Valparaíso, representa vividamente que a comunhão na caridade não tem fronteiras”, expressou Dom Pedro Ossandón.

“Obrigado a todos, a dor nos abraça porque, na dor, nos tornamos irmãos e o Menino Deus nos traz o maior de todos os presentes, o amor. O amor que mais precisamos para construir um país justo, solidário e pacífico”, acrescentou.

Até o momento, foram arrecadados 46.629.095 pesos chilenos (cerca de 58 mil dólares).

O dinheiro será destinado a implantação de um trabalho de reabilitação de longo prazo na dimensão comunitária, meios de vida e habitabilidade.

A linha comunitária busca desenvolver um acompanhamento integral das famílias afetadas, ativar os vínculos comunitários e a articulação com redes de apoio local.

Os meios de vida contemplam a recuperação da atividade produtiva e de comercialização das famílias atingidas, acompanhando o desenvolvimento de inciativas de microempreendedorismo, entendendo a importância que o trabalho tem para toda a família e a necessidade de geração de maiores ingressos para enfrentar o desafio da reconstrução.

Por último, a recuperação de moradias consiste em beneficiar famílias com equipamentos domésticos de primeira necessidade para suas novas residências, complementando os subsídios já concedidos pelo Estado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: