O Papa Emérito Bento XVI será vacinado contra a COVID 19 o mais rápido possível, segundo confirmou nesta terça-feira, 12 de janeiro, o seu secretário pessoal, Dom Georg Gänswein.

Segundo declarações feitas à CNA Deutsch, agência em alemão do grupo ACI, a vacinação de Bento XVI ocorrerá "assim que a vacina estiver disponível".

Dom Gänswein explicou que ele próprio "também receberá a vacina junto com todos os residentes do Mosteiro Mater Ecclesia", o mosteiro situado nos Jardins Vaticanos onde o Papa emérito vive desde a sua renúncia em 2013.

A vacinação de Bento XVI, que tem 93 anos e, portanto, faz parte da população que receberá a vacina de forma prioritária, faz parte do plano de vacinação do Estado da Cidade do Vaticano, que visa vacinar todos os seus moradores e funcionários.

Segundo comunicou o responsável do serviço de saúde do Vaticano, dr. Andrea Arcangeli, as vacinações no Vaticano acontecerão na segunda quinzena de janeiro.

Para isso, o Vaticano comprou refrigeradores de baixa temperatura para armazenar a vacina. As vacinações, segundo o Vaticano, serão realizadas no átrio da Sala Paulo VI.

O dr. Arcangeli destacou no dia 12 de dezembro que o plano de vacinação “vai afetar cidadãos, empregados, mas também familiares que se beneficiem de ajuda do Fundo de Assistência à Saúde”.

A vacina escolhida pelas autoridades do Vaticano é "a produzida pela farmacêutica Pfizer, a primeira a ser introduzida no uso clínico, que se mostrou 95% eficaz".

Além disso, em uma entrevista recente parcialmente transmitida no sábado, 10 de janeiro, em Canale 5, na Itália, o Papa Francisco anunciou que receberá a vacina COVID 19 "na próxima semana".

“Acredito que eticamente todos devem tomar a vacina. Porque está em risco a sua saúde, a sua vida, mas também a vida dos outros”, disse o Papa.

Da mesma forma, na mensagem de Natal de 25 de dezembro, o Pontífice pediu “aos responsáveis pelos Estados, empresas, aos organismos internacionais, para promoverem a cooperação e não a concorrência, e de buscar uma solução para todos: vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis ​​e necessitados de todas as regiões do planeta. Em primeiro lugar, os mais vulneráveis ​​e necessitados!”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: