Em suas palavras prévias à oração do Ângelus de ontem, com ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Bento XVI assinalou que "nas figuras dos Magos, que chegam a Belém seguindo a luz de uma estrela e as indicações das Sagradas Escrituras" se conhece que a Igreja é "desde o início universal".

O Santo Padre indicou que "a Virgem Maria, junto com seu marido, representam o ‘tronco’ de Israel, o ‘resto’ preanunciado pelos profetas, do qual devia brotar o Messias. Os Reis Magos representam os povos, e também podemos dizer as civilizações, as culturas, e as religiões que estão, por dizê-lo de alguma maneira, em caminho para Deus, em busca de seu reino de paz, de justiça, de verdade e de liberdade".

"Em um primeiro momento há um núcleo, personificado por Maria, a ‘filha de Sião’: um núcleo de Israel, o povo que conhece e que tem fé naquele Deus que se revelou aos Patriarcas e no caminho da história".

O Papa sublinhou que "esta fé atinge seu cumprimento em Maria, na plenitude dos tempos; nela, ‘bem-aventurada porque acreditou’, o Verbo se fez carne, Deus apareceu’ no mundo".

"A fé de Maria se converte nas primícias e no modelo de fé da Igreja, Povo da Nova Aliança".

Bento XVI recordou também que enquanto hoje celebramos a Epifania do Senhor, "numerosas Igrejas Orientais, segundo o calendário Juliano, celebram o Natal".

"Esta pequena diferença, que faz que se sobreponham os dois momentos, faz ressaltar que aquele Menino, nascido na humildade da gruta de Belém, é a luz do mundo, que orienta o caminho de todos os povos".

"É um binômio que também faz refletir dede o ponto de vista da fé: por um lado, no Natal, ante Jesus, vemos a fé de Maria, de José e dos pastores; e hoje, na Epifania, vemos a fé dos Magos, vindos do Oriente para adorar ao rei dos Judeus".

O Papa assinalou que "a fé de Maria pode ser comparada a de Abraham: é o novo início da mesma promessa, do mesmo imutável intuito de Deus, que encontra agora seu pleno cumprimento em Jesus Cristo".

"E a luz de Cristo é tão límpida e forte que faz inteligível tanto a linguagem do cosmos, quanto a das Escrituras, de modo que todos aqueles que, como os Magos, estão abertos à verdade, podem reconhecê-la e chegar a contemplar o Salvador do mundo".

O Santo Padre indicou que "também nesta perspectiva podemos ver as Ordenações episcopais que tive a alegria de celebrar nesta manhã na Basílica de São Pedro: dois dos novos Bispos permanecerão ao serviço da Santa Sé, e os outros dois partirão para ser Representantes Pontifícios em duas nações".

"Oremos por cada um deles, por seu ministério, e para que a luz de Cristo resplandeça no mundo inteiro", concluiu.