Em seu encontro de 36 minutos com o Presidente Barack Obama, o Papa Bento XVI lhe obsequiou em sua biblioteca privada um presente "inesperado": um documento sobre bioética e o direito à vida, da Santa Sé.

Embora não se deram a conhecer os detalhes da reunião, antes que os jornalistas deixassem o lugar da entrevista, Obama lhe comunicou ao Santo Padre que "o G8 foi muito produtivo, 20 bilhões de dólares foram destinados (a países pobres)", logo depois de que o Pontífice lhe perguntasse sobre a mencionada cúpula.

O encontro entre o Papa e o Presidente começou às 4:25 p.m., logo depois de uma incomum e breve reunião de apenas dez minutos com o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

Logo depois da conversação privada, e novamente frente às câmaras, o Presidente Obama lhe obsequiou ao Pontífice uma relíquia do Santo padroeiro dos imigrantes e meninos doentes, São João Neumann. Esta estola cobriu o corpo deste primeiro santo americano desde 1988 até 2007.

A seu turno o Papa presenteou o mandatário um mosaico com a imagem da Praça de São Pedro e a Basílica Vaticana; assim como uma cópia autografada de sua mais recente encíclica social: Caritas in veritate.

"Vou ter algo para ler no avião", brincou o Presidente Obama logo depois de receber o texto.

Além de sua família, Barack Obama esteve acompanhado de Kaye Wilson, o General Jim Jones e Denis McDonough, Mona Sutphen, Robert Gibbs, David Axelrod, Julieta Valls –atualmente responsável pela Embaixada dos Estados Unidos ante a Santa Sé– Alyssa Mastnaco Clay Beers, Melissa Winter, Joseph Clancy e a intérprete Elisabeth Ullman. Todos eles receberam medalhas comemorativas e terços bentos.

Ao concluir o encontro, Bento XVI disse em inglês: "rezo por vós e abençôo seu trabalho". "Estou muito agradecido, espero que todos tenhamos relações frutíferas", respondeu Obama.

No que corresponde à Santa Sé, esta não emitiu um comunicado oficial sobre a natureza do encontro, o "inesperado" presente, o documento vaticano, dado a Obama por parte do Papa poderia ser um signo do que se tratou, ao menos, em parte a conversação.

O texto em questão é o documento da Congregação para a Doutrina de Fé de 2008  titulado Dignitas Personae, que se refere à necessidade do respeito de toda vida desde sua concepção até a morte natural; assim como alguns assuntos de bioética.