A diocese alemã de Ratisbona informou que o Papa Emérito Bento XVI celebrou uma Missa, nesta sexta-feira, com seu irmão mais velho, Georg, que está doente, no dia do Sagrado Coração de Jesus.

Um comunicado da Diocese de Ratisbona informa que, após sua chegada ao meio-dia de ontem, vindo de Roma, Bento XVI visitou imediatamente seu irmão Mons. Georg Ratzinger, de 96 anos.

Os irmãos celebraram a Missa juntos em sua casa, em Ratisbona, e o Papa Emérito foi depois ao seminário diocesano para descansar. Depois, encontrou-se com Georg novamente.

“Na primeira manhã em sua terra natal, um autêntico café da manhã da Baviera aguardava o Papa Emérito no seminário. Havia pretzels, que também foram compartilhados pelo Arcebispo Georg Gänswein, que o acompanhava”, indica a diocese.

"No decorrer da manhã, os dois irmãos celebrarão juntos uma Missa Solene pela festa de hoje do Sagrado Coração”, acrescenta,

Após a Eucaristia "haverá strudel de maçã", uma sobremesa popular da Alemanha e da Áustria.

O Papa Bento XVI viajou para a Alemanha ontem, na qual seria sua primeira viagem fora da Itália após sua renúncia ao pontificado em 2013.

No comunicado da Diocese de Ratisbona, indica-se que este encontro "poderia ​​ser a última vez que os irmãos Georg e Joseph Ratzinger se veem neste mundo".

A diocese também pediu para respeitar a privacidade dos irmãos durante a visita.

“O Papa Emérito, de 93 anos, aterrissou em Munique na quinta-feira, 18 de junho, por volta das 11h45. O Bispo Rudolf Voderholzer o recebeu em Ratisbona. O Papa Emérito está hospedado no seminário da diocese. A data de seu retorno ainda não foi decidida", afirmou o comunicado.

“Bento XVI viaja com seu secretário, Arcebispo Georg Gänswein, seu médico, uma enfermeira e uma religiosa. O Papa Emérito decidiu viajar para ver seu irmão em Ratisbona em pouco tempo, depois de consultar o Papa Francisco”, continua o texto.

Mons. Georg Ratzinger foi diretor do Regensburger Domspatzen, o coro da Catedral de Regensburg.

Em 29 de junho de 2011, em Roma, ambos comemoraram o 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal que receberam juntos em 1951.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: