Ao concluir a oração do Ángelus que presidiu em Castelgandolfo, na volta de suas férias no Vale da Aosta, o Papa Bento XVI destacou o importante passo para a paz que significa a decisão do grupo armado “Irish Republican Army” (IRA) de deixar as armas.

“Como sabem, nos dias passados o Irish Republican Army (IRA) da Irlanda do Norte anunciou ter ordenado formalmente o fim da luta armada em favor do uso exclusivo de manifestações pacíficas”, recordou o Papa.

 É uma formosa notícia –destacou-, que contrasta com os dolorosos acontecimentos dos quais somos cotidianamente testemunhas em tantas partes do mundo e que com razão suscitou satisfação e esperança naquela ilha e em toda a comunidade internacional. Por minha parte, me alegro particularmente de me unir a tais sentimentos”.

“Também alento a todos, sem exceções, a continuar a percorrer com valentia o caminho famoso e a dar ulteriores passos que permitam reforçar a recíproca confiança, promover a reconciliação e consolidar as tentativas para uma paz justa e duradoura”.

Bento XVI concluiu dizendo que fazia seu chamado à paz, “com o mesmo vigor com que meu venerado Predecessor João Paulo II em Drogheda, em setembro do 1979, implorava que se afastem dos caminhos da violência e que retornem às vias da paz. À intercessão de María Santíssima, a São Patrício e a todos os Santos da Irlanda confiamos nossa oração comum por esta intenção”.