O Papa Bento XVI alentou os leigos do continente asiático a evangelizar “sem deixar-se intimidar pelas dificuldades” com a certeza de ter encontrado em Jesus o “sentido e direção de suas vidas”.

O Pontífice dirigiu uma mensagem ao Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, com ocasião da abertura do Congresso de leigos católicos da Ásia que se celebra entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro em Seul (Coréia do Sul), sobre o tema: "Proclamar Jesus Cristo na Ásia atual".

"Quem encontrou em Jesus a verdade, a alegria e a beleza que dão sentido e direção às suas vidas, desejarão naturalmente levar esta graça a outros. Sem deixar-se intimidar pelas dificuldades, ou a enormidade da tarefa em questão, confiarão na presença misteriosa do Espírito Santo, que sempre está nos corações dos indivíduos, em suas tradições e culturas e o cumprimento de toda aspiração humana", escreveu o Papa.

Do mesmo modo, o Santo Padre destaca e agradece "o excelente trabalho dos numerosos catequistas que levam as riquezas da fé católica a jovens e idosos", e destaca o trabalho dos movimentos apostólicos e carismáticos, "que contribuem uma nova vida e vigor à formação dos leigos, sobre tudo às famílias e aos jovens".

Bento XVI pediu que o congresso "sublinhe o papel indispensável dos fiéis leigos na missão da Igreja e desenvolva programas e iniciativas específicas para ajudá-los em sua tarefa de anunciar a Jesus Cristo na Ásia hoje”.