Bento XVI recebeu nesta manhã os alunos da Pontifícia Academia Eclesiástica que chegaram até o Vaticano com seu presidente, o Arcebispo Justo Mullor García. o Santo Padre pediu que durante sua formação reforcem o "sensus Ecclesiae" para que "toda vossa personalidade, mente e coração adquiram uma forma eclesiástica".

O Papa insistiu aos futuros representantes pontifícios a que cultivem "as duas dimensões constitutivas e complementares da Igreja: a comunhão e a missão, a unidade e a paixão evangelizadora".

"Enquanto estiverem na Academia, tratem de ser plenamente ‘romanos’ em sentido eclesiástico, quer dizer, seguros e fiéis na adesão ao Magistério e a guia pastoral do Sucessor de Pedro, e ao mesmo tempo, cultivem o desejo missionário de Paulo, ansiosos de cooperar à difusão do Evangelho até os extremos limites do mundo", indicou o Pontífice.

Deste modo destacou que é necessário, para realizar o serviço ao que se preparam que possuam uma "sólida preparação cultural, incluído o conhecimento dos idiomas, da história e do direito, com uma sábia abertura às distintas culturas".

O Santo Padre os animou a que se proponham como objetivo fundamental de seu trabalho "a santidade e a salvação das almas que encontrem no caminho". "Para isso, esforçai-vos, sem descanso, por ser sacerdotes exemplares, animados por uma oração constante e intensa, cultivando a intimidade com Cristo; sede sacerdotes segundo o coração de Cristo, e vosso ministério terá êxito e frutos apostólicos. Não deixai nunca de tentar pela lógica da correira e do poder", concluiu.