O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomé I, pediu o reconhecimento de "todos os direitos civis" das minorias na Turquia, incluindo a dos cristãos, ao recordar  que os dos muçulmanos são protegidos não só nesse país, mas também no resto da Europa.

"Os cristãos na Turquia deveriam gozar dos mesmos direitos que os muçulmanos têm no país e na Europa. Não queremos apenas a liberdade de celebrar  nossa fé dentro das Igrejas, mas também o reconhecimento de todos os direitos civis, tal como nossos irmãos muçulmanos na Turquia", indicou o Patriarca à Associação internacional Ajuda à igreja que Sofre.

Em relação à exigência da Turquia de que o Patriarca de Constantinopla seja turco de nascimento – o que condiciona em grande medida a eleição da primeira figura do Patriarcado Ortodoxo – Bartolomé I recordou que várias vezes se dirigiu ao governo de Ankar sem nunca ter obtido resposta. Sua proposta passava pela possibilidade de oferecer a nacionalidade turca ao Patriarca que fora eleito.

Em relação às eleições gerais do próximo 22 de junho, o máximo líder ortodoxo fez votos para que o novo governo "leve adiante reforma radicais para o bem da Turquia".