O amarelo e o branco, cores oficiais do Estado Vaticano, terão seu lugar na sede das Nações Unidas em Nova Iorque a partir do dia 25 de setembro, quando será hasteada pela primeira vez a bandeira da Santa Sé, no mesmo dia em que o Papa Francisco se dirija à Assembleia Geral ante uma grande quantidade de líderes do mundo.

Através de um comunicado enviado à mídia, explicaram que “depois de consultar a Santa Sé, as Nações Unidas hastearão pela primeira vez a bandeira da Santa Sé em 25 de setembro, de tal forma que será exposta para a chegada do Papa Francisco na sede das Nações Unidas”.

O comunicado do Vaticano assinalou ainda que a bandeira será hasteada sem cerimônias. Nesse dia, a equipe da ONU levantará a bandeira junto às bandeiras dos países membros.

A Santa Sé é um dos dois Estados reconhecidos em nível mundial como soberanos que não são membros da ONU, mas possui qualidade de Observador, junto à Palestina. Em julho de 2004, recebeu todos os direitos de uma incorporação plena à exceção do direito ao voto e são habituais as intervenções de seu atual Observador Permanente, Dom Bernardito C. Auza.

A bandeira da Santa Sé, oficial desde 1929, consiste de duas bandas verticais em amarelo e branco. Na banda branca estão desenhadas duas chaves (dourada e prateada) que formam uma cruz e se encontram atadas com um cordão vermelho e coroadas por uma tiara. Na parte de cima sobressai uma pequena cruz.

Na terça-feira, 22 de setembro, o Santo Padre chegará a Washington, procedente de Cuba. Permanecerá nos Estados Unidos até a próxima segunda-feira, 28, dia no qual retornará a Roma.

Sua viagem aos Estados Unidos tem como motivo principal o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, mas terá também outros encontros e atos. No dia 23 de setembro, canonizará o Frei espanhol Junípero Serra na capital; no dia seguinte falará no Congresso dos Estados Unidos (será a primeira vez que um Papa dará um discurso neste local) e, no dia 25, celebrará um encontro inter-religioso no Marco Zero de Nova Iorque, lugar no qual ocorreu o atentado das Torres as Gêmeas.

Confira também:

Papa Francisco será o primeiro Pontífice na história a fazer um discurso no Congresso dos Estados Unidos

http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-sera-o-primeiro-pontifice-na-historia-a-fazer-um-discurso-no-congresso-dos-estados-unidos-88502/