A bandeira do Vaticano flamulou pela primeira vez na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, por ocasião da histórica visita do Papa Francisco a este local.

A bandeira foi hasteada às 7h30 (ora local) sem cerimônia, simplesmente foi colocada junto à dos países membros da ONU, aproximadamente 40 minutos antes da chegada do Santo Padre.

 

Há alguns dias a ONU publicou um comunicado no qual explicou que “depois de consultar a Santa Sé, as Nações Unidas hastearão pela primeira vez a bandeira da Santa Sé em 25 de setembro, de tal forma que será exposta para a chegada do Papa Francisco na sede das Nações Unidas”.

 

A Santa Sé é um dos dois Estados reconhecidos em nível mundial como soberanos que não são membros da ONU, mas possui qualidade de Observador, junto à Palestina. Em julho de 2004, recebeu todos os direitos de uma incorporação plena à exceção do direito ao voto e são habituais as intervenções de seu atual Observador Permanente, Dom Bernardito C. Auza.

 

A  bandeira da Santa Sé, oficial desde 1929, consiste de duas bandas verticais em amarelo e branco. Na banda branca estão desenhadas duas chaves (dourada e prateada) que formam uma cruz e se encontram atadas com um cordão vermelho e coroadas por uma tiara. Na parte de cima sobressai uma pequena cruz.

 

Confira também:

VIRAL: Através deste imenso mural do Papa, artista espera que Nova Iorque “recorde Deus”

http://www.acidigital.com/noticias/viral-atraves-deste-imenso-mural-do-papa-artista-espera-que-nova-iorque-recorde-deus-96331/