Diante do alto número de rupturas matrimoniais na Costa Rica, a Igreja no país decidiu aumentar a duração dos cursos pré-matrimoniais além de exigir que os sacerdotes celebrem este sacramento exclusivamente nas igrejas.

A Arquidiocese de San José apresentará nesta quinta-feira o "Decreto sobre a Catequese de Preparação ao Sacramento do Matrimônio" que será aplicado primeiro nas paróquias da capital e Heredia, para em seguida serem implementadas no resto do país.

Conforme explicou o Padre Sixto Varela, a principal modificação está na estruturação das reuniões pré-matrimoniais, as quais serão melhor elaboradas e durarão 30 horas.

O sacerdote ratificou que os presbíteros continuarão entrevistando os casais para definir se estão preparados para o sacramento do matrimônio, devido a muitas vezes a deficiente "preparação prévia é o que causa que o casamento não seja levado à sério".

Por sua vez, o Padre Álvaro Sáenz, da Direção Arquidiocesana de Comunicação Social, manifestou que "a Igreja deseja que os casais se preparem melhor e aprofundem em temas como fidelidade e comunicação".