Na quinta-feira, 29 de outubro, um homem assassinou com uma faca na Basílica de Notre Dame de Nice (França) três pessoas, entre as quais uma brasileira, em cuja memória tocaram os sinos das igrejas católicas do país.

Até o momento, isso é o que se sabe sobre as vítimas:

Vincent L., sacristão:

Uma das vítimas é Vincent L., identificado como o sacristão da Basílica de Notre-Dame de Nice. Tinha 55 anos e era pai de duas filhas. Servia como sacristão desta igreja há 10 anos.

Os católicos de Nice se lembram dele por seu serviço dedicado à Igreja. Pe. Jean-Louis Giordan, ex-reitor da basílica, disse a Vatican News que contratou Vicente como sacristão há uma década.

Uma pessoa familiarizada com a basílica disse ao jornal francês Le Parisien que “ele não era apenas um sacristão. Ajudou muito o padre que estava idoso”. “As velas estavam sempre bem acesas. Era muito discreto e muito eficiente. Não falava muito. Agia com grande humildade e respeito. Foi a primeira pessoa em quem pensamos quando soubemos do ataque", afirmou.

 

“Era um homem comum, no bom sentido da palavra: simpático, aberto”, disse a Le Figaro Pe. Gil Florini, pároco de Saint-Pierre-d'Arène-de-Nice.

Uma idosa que foi rezar:

Uma mulher descrita como idosa pela mídia francesa foi rezar na basílica na manhã de 29 de outubro. Le Figaro informou que ela foi encontrada morta com a garganta cortada, "quase decapitada", perto da fonte de água benta dentro da igreja.

Uma mãe brasileira:

A terceira vítima foi a brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, mãe de três filhos. Natural de Salvador (BA), morava na França há 30 anos.

Ela foi atacada dentro da igreja e teria se refugiado em um café próximo, onde morreu devido às apunhaladas. De acordo com o canal de notícias da televisão francesa BFMTV, uma testemunha a ouviu dizer enquanto morria: "Diga a meus filhos que eu os amo".

A confirmação de que uma das vítimas é de nacionalidade brasileira foi dada pelo Consulado Geral do Brasil, em Paris. Em seguida, o Itamaraty emitiu uma nota, por meio da qual o governo brasileiro expressou “suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses”.

Além dos mortos no ataque, a Polícia informou que outras pessoas ficaram feridas na basílica.

Um preso:

A polícia francesa disse que prendeu o perpetrador, identificado como Brahim Aouissaoui, de 21 anos, que teria chegado da Tunísia à ilha italiana de Lampedusa em setembro, e após algumas semanas de quarentena devido ao coronavírus , teria chegado à França em outubro. Segundo informações, a polícia teria levado Aouissaoui para o hospital com um ferimento à bala.

Confira também:

Mais em