No dia 2 de maio, um desconhecido atacou com um dispositivo explosivo uma imagem da Virgem dos Desamparados na igreja do Real Convento de São Francisco, em Velez-Málaga, Málaga (Espanha). Felizmente, os danos foram pequenos e a polícia está trabalhando para identificar o responsável.

Segundo informações do jornal ‘ABC’, o barulho alertou os frades franciscanos que estavam na sacristia e viram que um jovem saiu correndo de dentro da igreja.

Foi quando descobriram o ataque à imagem da Virgem com um “coquetel molotov”, um artefato explosivo fabricado com uma garrafa de vidro com gasolina, o qual é aceso e, em seguida, lançado ao alvo, quando se quebra e explode.

Entretanto, nesta ocasião, o coquetel motolov não chegou a quebrar nem explodiu, por isso não causou danos à igreja, mas no manto da imagem, segundo o jornal.

O irmão mais velho da ‘Cofradía del Huerto e los Desamparados’, Francisco Ruiz, declarou aos meios de comunicação que a gasolina que havia no coquetel molotov manchou quase todo o manto da Virgem.

Por enquanto, o autor deste ataque não foi identificado nem detido. Segundo o jornal ‘ABC’, fontes da investigação relataram que estão analisando as imagens das câmeras de vigilância para encontrar o responsável.

A ‘Cofradía del Huerto e Desamparados’ de Vélez-Málaga enviou uma mensagem através do seu perfil de Facebook, na qual agradece pelo apoio que estão recebendo depois do ataque.

“Ainda estamos assustados pelos acontecimentos de hoje. Mas, as mensagens que nos enviam de toda a região de Andaluzia tornam este peso mais leve”, apontam e dizem que “hoje mais do que nunca faremos uma oração a fim de que esses atos sem motivos não se repitam”.

Confira também: